Ônibus de Jundiaí dispõem de wi-fi gratuito
Publicada em 24/05/2023 às 17:34Para ampliar as ações do Programa Jundiaí, Cidade Inteligente, com os munícipes mais conectados, com novos meios de acesso à internet, a Prefeitura, em parceria com as empresas concessionárias de ônibus, passa a disponibilizar wi-fi gratuito em 100% da frota do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU), para os passageiros acessarem a internet durante as viagens. É o programa Conect@do Bus.
“Oferecer qualidade ao serviço de transporte coletivo, com modernização e tecnologia, é uma das nossas principais metas. Por isso, destacamos a importância do monitoramento do serviço para identificar as necessidades, e direcionar investimentos”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, que ressalta que a oferta de internet sem fio agrega às ações de inclusão digital em Jundiaí, Cidade Conectada e Inteligente. “Afinal, são 90 mil passageiros, por dia, que poderão aproveitar para ler e-mails, ver vídeos, ouvir música, se informar e interagir com familiares e amigos durante as viagens”.
Os 265 ônibus do SITU recebem o sinal de internet a partir de um chip de dados e, no veículo, um roteador garante a redistribuição do sinal para os usuários. Para acessar, o passageiro precisa ativar o wi-fi do celular e buscar a rede conect@dobus. Ao selecionar e clicar sobre essa rede, será direcionado à página de conexão do sistema. Na sequência, precisará aceitar os termos e condições, e digitar o número do telefone celular, para assim, estar on-line. O processo garante segurança ao sistema e aos dados dos passageiros.
Reforçando a identificação e comunicação sobre o serviço de wi-fi, os ônibus receberam adesivos com símbolo universal, além da veiculação de campanha nos terminais e com cartazes internos nos veículos.
“A gestão do prefeito Luiz Fernando Machado trabalha para Jundiaí proporcionar, cada vez mais, serviços eficientes aos munícipes. Lançado há quase cinco anos, o Programa Mobilidade Total define ações e metas inovadoras para que o serviço de transporte coletivo ofereça segurança e seja eficiente aos usuários”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Sempre que pode, Kamilla Guimarães da Rocha, atendente de loja, está conectada para interagir com os amigos, acessar as redes sociais e acompanhar os artistas preferidos. “É ótimo saber que tem wi-fi nos ônibus, assim, vou poder continuar navegando. Utilizo ônibus todos os dias.”
O diretor de Transporte da UGMT, Leslie Litano Tealdi, explica que o ônibus recebe os sinais dos transmissores móveis mais próximos e, em seguida, encaminha o sinal de volta para celulares e tablets. “O serviço de wi-fi está em fase de teste, e avaliaremos as necessidades para garantir o máximo de qualidade na experiência de uso por parte dos passageiros.”
Cidade Inteligente
Jundiaí ocupa a sexta posição no ranking nacional de cidades mais inteligentes e conectadas, considerando os municípios entre 100 e 500 mil habitantes. O ranking é conduzido anualmente pela Connected Smart Cities (CSCM) – desenvolvido pela Urban Systems.
Além disso, é considerada o melhor endereço brasileiro para investimento internacional, conforme o ranking “Cidades do Futuro” da FDI Intelligence, ligada ao Financial Times; possui 400 km de fibra-ótica interligando os serviços públicos, com link de alta velocidade; oferece 101 pontos de wi-fi público; GPS, contactless e videomonitoramento em 100% da frota de ônibus; tem 160 multinacionais instaladas em seu parque industrial, inserindo a cidade nos principais fluxos de negócio da economia mundial, sendo a 5ª economia do estado.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
18/06/2024
Trecho da Ozanan será interditado para obras de remanejamento de emissário da DAE
-
14/06/2024
Transporte Público: Região do Rio Acima ganha novo trajeto e reformulação da linha 703
-
07/06/2024
Unidade de Mobilidade e Transporte promove cerimônia de encerramento do Maio Amarelo
-
07/06/2024
Funcionários da concessionária responsável pelo transporte público são imunizados contra a gripe
Baixe as fotos desta notícia na resolução original