Vacinação contra a Febre Aftosa e Brucelose vai até o dia 30 de maio

Publicada em 24/05/2023 às 09:23

A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) lembra que o prazo para vacinação contra Febre Aftosa e Brucelose vai até a próxima terça-feira (30). A campanha teve início no dia 1º de maio. Diferentemente da campanha de 2022, nesta etapa deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, o que corresponde a 11 milhões de animais em todo o estado.

Após aplicar o imunizante, o produtor rural deve entregar a declaração de vacinação até o dia 7 de junho, no site do Governo do Estado. As vacinas são compradas com a apresentação do receituário veterinário e a aplicação deve ser feita sob supervisão do Médico Veterinário.

Animais devem ser vacinados até o dia 30 de maio

Durante o período da campanha, as equipes da Defesa Agropecuária do Estado percorrem os estabelecimentos que comercializam a vacina para verificar, além do estoque existente, as condições de armazenamento e temperatura, e também para fiscalizar as vacinações. Da mesma forma o criador deve inspecionar seus animais e informar imediatamente o serviço veterinário oficial a ocorrência de qualquer enfermidade no rebanho.

A febre aftosa ataca animais de casco com duas unhas (biungulados), como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres como a capivara. Os sintomas, além da febre, são aftas na boca, feridas entre as unhas, nas tetas, no úbere e no prepúcio dos touros, mas provocam também inflamação no coração do animal, podendo levar à morte, principalmente de bezerros.

“Estas doenças, além de ter potencial para afetar o ser humano, causam muitos prejuízos à pecuária, como animais fracos, sem ganho de peso; aborto no final da gestação; e diminuição da produção de leite”, comentou a diretora do Departamento de Agronegócios da Prefeitura de Jundiaí, Isabel Harder.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/24/vacinacao-contra-a-febre-aftosa-e-brucelose-vai-ate-o-dia-30-de-maio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original