Apresentações e vivências reforçam a atuação intersetorial da Plataforma de Educação e Cultura

Publicada em 25/05/2023 às 08:41

Dentro da proposta de intersetorialidade da Plataforma de Educação e Cultura, a Prefeitura de Jundiaí segue realizando atividades e apresentações culturais nas unidades escolares da rede de ensino, bem como promovendo o incentivo à ida dos estudantes e dos educadores aos equipamentos culturais públicos municipais.

As iniciativas integram os programas municipais Cidade das Crianças e Escola Inovadora, e têm impacto nos cerca de 40 mil alunos e outros mais de quatro mil educadores da rede municipal.

Por essa iniciativa, a Emeb Maria Aparecida de Souza Almeida Ramos (Peixinho), no jardim Tarumã, recebeu a Cia. Caça Vento de Artes, que apresentou para as turmas a contação de histórias “A fruta sem nome”.

Com diversos recursos visuais e de sonoplastia, os atores Giovanni Joaquim, Rafa Viana e Stephanie Leite atraíram o olhar curioso da criançada ao contar a história da revolta da Mãe Natureza por conta do desperdício dos animais com os recursos naturais, e as peripécias de uma arara azul e do rei leão para resgatar uma fruta capaz de salvar a todos.

Turmas da Emeb do jardim Tarumã receberam a visita da Cia. Caça Vento de Artes ao longo desta quarta-feira (24)

No período da manhã, as turmas do G5 das professoras Marivana Dias e Alessandra Tomim acompanharam, atentos, à contação no parque da escola.

Jonathas de Freitas, de cinco anos, entendeu o recado. “Quando a gente desperdiça água e comida, sofre todo mundo, inclusive o Planeta”.

Bastante atenta à mensagem, Isabela do Amaral, também de cinco anos, escolheu seus momentos preferidos da apresentação. “Gostei quando a bruxa pegou a tartaruga e quando entramos todos no mar”, comentou.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, reforçou a importância da iniciativa. “As apresentações culturais dentro do ambiente escolar vêm ao encontro do desemparedamento da escola e confirmam a proposta do programa Escola Inovadora em garantir que os ambientes externos também são pedagógicos e possam garantir vivências e aprendizagens aos nossos meninos e meninas”.

Já o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, também destaca as frentes impactadas pela atuação em plataforma. “Programas como o ‘Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio’ são exemplos de como a Prefeitura incentiva a ida das pessoas aos nossos patrimônios municipais. Mas a atuação não se encerra aí, pois a presença da Cultura nos ambientes escolares é algo também fundamental, pois atua na geração de repertório para os educadores e os alunos, bem como incentiva a geração de público nos equipamentos culturais e fomenta o trabalho artístico dos profissionais da região”.

Ao final da apresentação, Isabela e Jonathas quiseram interagir com o elenco e ver de perto os elementos da cenografia

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/25/apresentacoes-e-vivencias-reforcam-a-atuacao-intersetorial-da-plataforma-de-educacao-e-cultura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original