Crianças transmitem conhecimento sobre segurança no trânsito no Concurso de Desenho

Publicada em 25/05/2023 às 08:00

Ruas, semáforos, calçadas, faixas de travessia, veículos e pessoas. De forma criativa, o conhecimento sobre a segurança no trânsito de alunos de dez escolas da rede municipal de Jundiaí está sendo transmitido em desenhos para o Concurso do Maio Amarelo, com o tema do movimento deste ano ‘No Trânsito, Escolha a Vida’.

Na imagem, estão seis crianças que estudam em uma escola da rede municipal de Jundiaí. Elas estão com lápis coloridos em uma das mão para pintar desenhos com carros, ruas, pessoas, semáforos para o Concurso de Desenho do Maio Amarelo.
Alunos mostram, com desenhos, o que sabem sobre o bom comportamento para o trânsito ser seguro

Uma das turmas do segundo ano da EMEB Prof.ª Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim das Tulipas, coordenada pela professora Angelita Freitas Braga, tem mostrado por meio das cores e dos desenhos que se cada um agir com cuidado, no local adequado para transitar, condutores e pedestres poderão contribuir para o trânsito ser seguro.

“A gente tem que usar o cinto de segurança. Se alguém não usa, quando estamos no carro, eu falo para colocar. Também precisa prestar atenção no semáforo para parar, no vermelho; prestar atenção, no amarelo; e seguir, no verde”, comenta Giovanna Lara, 7 anos.

O amigo da sala de aula, Henry Mateus, 8 anos, também conhece bastante sobre a segurança no trânsito. “Não pode correr com o carro, e os pedestres precisam atravessar nas faixas, porque, assim, não têm mortes. Tem que estar atento antes de seguir e não pode dirigir falando no celular”, afirma.

Na imagem, os alunos Henry e Giovanna mostram os desenhos, com uma rua, casas e comércios, árvores e pessoas. Eles estão no segundo ano da EMEB Prof.ª Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim das Tulipas.
Henry e Giovanna estão no segundo ano, e fizeram desenhos que retratam sobre travessia segura

O Concurso de Desenho do Maio Amarelo é realizado pela Unidade de gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE), e conta com a participação de alunos de 7 a 10 anos, dos 2º, 3º, 4º e 5º ano. Os 40 desenhos selecionados serão premiados no dia 02 de junho, no evento de encerramento do Maio Amarelo, no auditório do Ciesp.

“A Educação para o Trânsito tem como objetivo promover a conscientização de todos em relação às boas práticas no trânsito, para a preservação de vidas. Nesse caso, a ação envolvendo crianças é mais uma oportunidade de ensinar de maneira lúdica sobre os cuidados nas vias”, comenta o diretor de Trânsito UGMT, Esdras Cintra Jr.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/25/criancas-transmitem-conhecimento-sobre-seguranca-no-transito-no-concurso-de-desenho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original