‘Horas Oficiais do Brincar’ garantem ludicidade e diversão para os adultos

Publicada em 25/05/2023 às 16:52

Dentro da proposta da Semana Mundial do Brincar, esta quinta-feira (25) trouxe como parte da programação as “Horas Oficiais”, marcadas em dois horários – às 11h30 e às 16h30 – para que os adultos pudessem reservar também em suas agendas de trabalho e afazeres o seu compromisso com a brincadeira, com a ludicidade e a diversão.

Uma das Unidades de Gestão da Prefeitura a aderir foi a Cultura, que incentivou os servidores e demais colaboradores de seus Departamentos e da Fundação Casa da Cultura e Esporte a brincar na área parque localizada no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). A brincadeira começou com petecas e “corre cotia”, mas surgiram outras sugestões depois que os adultos entraram no clima da proposta.

Divididos em grupos, equipes aproveitaram a manhã de sol agradável para aderir à proposta

“Vale sempre lembrar que, em Jundiaí, Cidade das Crianças, brincar é coisa séria. Todos nós já fomos crianças e as trazemos dentro de nós mesmos. Sem contar que todos lidamos com crianças, de alguma forma, em nosso dia a dia. Por isso, depois da adesão de Jundiaí à Semana do Brincar, trazemos esta proposta aos adultos, ao encontro do que ressalta o pedagogo Francesco Tonucci sobre a importância de se dar protagonismo às crianças e devolver a elas os espaços das nossas cidades”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Na véspera de se tornar pai, para o servidor Everton de Souza, do Departamento de Cultura, a atividade teve um gosto especial. “Amanhã, a minha esposa deve ser internar no Hospital Universitário às 7h para ter a Luna, minha primeira filha. Por isso, brincar hoje foi muito especial. Isso fará parte do meu cotidiano, pois eu quero que ela brinque desde muito cedo. Brincar permite não só que a criança interaja com as outras crianças, como ensina convívio social e respeito às diferenças”, comentou.

Everton (centro): à espera da Luna, o pai de primeira viagem antecipou a rotina de brincadeiras que começa amanhã

Além da Cultura, outros serviços da Prefeitura também aderiram à iniciativa, como o Paço Municipal, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e equipamentos vinculados à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimentos Social (UGADS), como nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A Semana do Brincar segue até este domingo (28), com uma ação extra, na quarta-feira (31), com o Dia do Desafio, do Sesc.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/25/horas-oficiais-do-brincar-garantem-ludicidade-e-diversao-para-os-adultos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original