Semana do Brincar: Programa Criança Feliz realiza atividades em vários pontos da cidade

Publicada em 26/05/2023 às 15:32

Diversas atividades espalhadas por espaços públicos da cidade integraram a Semana Mundial do Brincar, que contou, novamente, com a adesão da Prefeitura de Jundiaí, por meio dos programas Cidade das Crianças e Escola Inovadora. As ações no Mundo das Crianças, Jardim Botânico, Fábrica das Infâncias Japy e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) proporcionaram diversão e brincadeiras lúdicas aos pequenos, ao longo desta semana. Outras atividades estão agendadas para o final do mês.

Na Fábrica das Infâncias, 12 crianças da região do Jardim Novo Horizonte, inscritas no programa Criança Feliz, visitaram pela primeira vez o espaço, na tarde da última quarta-feira (24). A visita foi acompanhada por pais e responsáveis, além de visitadores. O programa Criança Feliz é promovido pela Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e atualmente conta com cerca de 500 famílias.

Os pequenos puderam brincar livremente e conhecer todos os ambientes. “A ideia, com o programa, é trabalhar vários conceitos, como a autonomia da criança, o desenvolvimento, o vínculo familiar, a comunicação afetiva, além de mostrar para os pais os espaços públicos da cidade voltados às crianças”, lembrou a visitadora do programa, Valdete de Almeida Lucchini.

Mulher sorrindo em primeiro plano. Ao fundo, um menino olha para a câmera e uma menina olha para baixo.
A mãe, Maria Angélica, brincando com os filhos

A Maria Angélica gostou muito de participar da brincadeira com os filhos. “É um ambiente seguro, e eles podem aproveitar várias brincadeiras livremente, além de fugir da rotina de casa e escola. É um lugar que podemos ficar mais juntos”, disse.

“O nosso objetivo é apoiar as famílias na apropriação da cidade e dos espaços públicos e culturais, além de ampliar o repertório sociocultural da criança. A ideia é acolher a comunidade, oferecer os serviços e participar do desenvolvimento e evolução dessas crianças”, comentou a gestora da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant.

São convidadas a participar do Programa Criança Feliz, gestantes e famílias com crianças até 3 anos, que recebem benefícios sociais e estão referenciadas a partir das Unidades do CRAS – Central, Novo Horizonte, Santa Gertrudes, São Camilo, Tamoio e Vista Alegre.

“No meu ponto de vista, essas ações aumentam muito o vínculo das crianças com a família. Ao mesmo tempo que eles se divertem, eles conhecem coisas novas”, lembrou a Claudia Regina Ferreira de Souza, mãe de três crianças – Alisson, Arthur e Anthony – que se divertiram muito durante toda a tarde.

No dia 31 de maio, quando será realizado o Dia do Desafio, também estão previstas atividades em todos os CRAS, com Brincapoeira e Danças Populares.

Crianças aparecem brincando com tecido acrobático.
Crianças aproveitaram todos os ambientes da Fábrica das Infâncias Japy

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/26/semana-do-brincar-programa-crianca-feliz-realiza-atividades-em-varios-pontos-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original