Semana do Brincar tem atividades até domingo (28)

Publicada em 26/05/2023 às 16:17

Dentro da proposta da Semana Mundial do Brincar, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou atividades gratuitas em dois de seus equipamentos, para esse final de semana. Tanto na Biblioteca Nelson Foot (BNF), quanto na Fábrica das Infâncias Japy, a garotada poderá participar das ações.

Sábado (27), na BNF, as ações acontecerão em dois horários: das 11h às 12h, e das 15h às 16h. No primeiro horário, atores da Cia. Casulo apresentam a contação de história: “O Varal”. Essa contação de histórias nos reúne na casa da Vó Bebel. Num dia ensolarado e aproveitando que a vovó saiu para o carteado, tia Laura, decide mexer nas coisas entulhadas de sua mãe (Vó Bebel).

Na Biblioteca, as atrações no sábado (27) estão marcadas para as 11h e 15h

Lavou a casa, limpou os moveis e jogou água no baú. No baú da vovó… Justo nesse dia Cisca e Olivia – sobrinhas de Laura – aparecem e ficam curiosas com as folhas e fotos penduradas em um varal improvisado que a tia fez pra secar os objetos. É a oportunidade perfeita para pedirem que conte um pouco das histórias que estão ali. Então a titia conta: As vinhas da bisa, Bazadone, O lobo bom.

No período da tarde acontece no auditório da BNF, a apresentação do espetáculo “Leitura Dramática sobre Memórias”, com a Cia. Inspirarte. O texto “Sobre Memórias” foi desenvolvido por uma coletânea de narrativas de pessoas idosas durante o processo de criação artística do grupo. São passagens com histórias de amor, lembranças de infância, momentos tristes e de superação.

As histórias que marcaram a memória dessas pessoas são contadas de maneira poética, sendo possível traçar em várias identificações com nossas próprias histórias.

Essa ideia foi pensada a fim de proporcionar ao público, idoso ou não, a possibilidade de vivenciar as emoções e as histórias, baseadas em fatos, de maneira mais próxima e intensa.

A leitura dramática funciona como incentivadora e aponta caminhos para uma leitura criativa, possibilitando aos artistas apropriar-se do texto e interpretá-lo buscando a intensidade requisitada.

A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens). O horário de funcionamento aos sábados é das 10h às 17h.

Já na Fábrica das Infâncias Japy, as atrações aos finais de semana iniciam sempre às 10h30

Fábrica das Infâncias Japy

A programação na Fábrica acontecerá no sábado (27) e domingo (28), sempre a partir das 10h30, com entrada gratuita.

Para o sábado, tem a oficina “A Tal da Dança Criativa”, trabalho selecionado pelo Programa de Ação Cultural- ProAC, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com a bailarina, coreógrafa Andressa Rondon. O projeto na área da Dança tem como foco central o público infanto-juvenil.

Já no domingo (28), apresentação do espetáculo teatral “Enrolado”, com o ator André Farias. “Rolo”, um diretor de cinema, chega antes do elenco ao local onde será gravado o filme, “Margarina e o sumiço de Manteiga” e, como o elenco demora para chegar, conversa com a plateia e explica o que vai acontecer. Aproveita prá montar o cenário, quando de repente, recebe algumas ligações. 

A primeira é de seu Diretor Geral, bravo homem, perguntando se está tudo correto para o início da gravação do filme, pois, nesse dia, o maior astro do cinema irá assistir. As outras ligações são do elenco dizendo que tiveram diversos contratempos e que não chegarão para a gravação.  Desesperado, “Rolo” se depara com a responsabilidade de fazer o filme.   Então, explica divertidamente conceitos do teatro como interpretação, voz, entonação, escolhe o elenco na hora, ensaia, coloca adereços e junto com a plateia, realizam o filme. 

A Fábrica das Infâncias Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. O horário de funcionamento aos finais de semana é das 9 às 13h, com entrada gratuita.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/26/semana-do-brincar-tem-atividades-ate-domingo-28/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original