‘1º Mexam-se’ mira no enfrentamento à obesidade Infantil

Publicada em 27/05/2023 às 12:56

O Mundo das Crianças foi palco de uma verdadeira caça ao tesouro neste sábado (27) durante o 1º Mexam-se de 2023, do Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil da Unidade de Gestão de Educação (UGE). Cerca de 700 estudantes da rede municipal de ensino participaram da atividade ao lado dos familiares.  

Com um mapa em mãos para buscar pontos específicos, a Corrida de Orientação empolgou os participantes, que vasculharam o parque em busca dos elementos, com nome de alimentos e atividades saudáveis, espalhados pelo local. “O evento vem para promover uma conscientização para a família como um todo. Tratar a obesidade não depende apenas das crianças, mas de todos que convivem com ela na casa. Quem oferece o alimento é a família”, explicou a coordenadora da área de educação física da Unidade de Educação, Fanny Hadad.

De acordo com ela, o Programa começa na escola, com a pesagem e medida da altura de todas as crianças. Quando há sobrepeso ou obesidade, o aluno é encaminhado para a Unidade de Gestão de Saúde e também para a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer para que faça atividades físicas.

Além disso, duas vezes por semana, todos os alunos da rede contam com as aulas de educação física. “No ano passado, com três escolas participantes, conseguimos uma redução de 17% do peso das crianças. Neste ano, mais de 2 mil crianças foram pesadas e estimamos que cerca de 20% estejam com sobrepeso.”

Ela lembra que, além das aulas de educação física, as escolas municipais oferecem merenda saudável às crianças, com controle de nutricionista. Neste ano, participam alunos das EMEBs Antônio Adelino Marques da Silva Brandão, Aparecido Garcia, Janete Ferreira do Prado, Berthola Faca e Ivo de Bona.  

Quem marcou presença aprovou a atividade. “É muito interessante e estimula as crianças a praticarem esportes”, comentou Jonatan Rafael Gois, que levou a filha Ana Clara Olaia Gois, de 8 anos. “Achei tudo muito legal, eu estava empolgada”, disse a menina.

Ao lado das irmãs Stefani Araújo de Souza, de 10 anos, e Julia Araújo de Souza, de 7 anos, a nutricionista Ana Paula Souza da Silva elogiou a iniciativa. “É uma fase em que as crianças estão desenvolvendo os hábitos. Falar sobre alimentação saudável e estimular as atividades físicas é importante.”

MAIS – A iniciativa teve parceria do 12º GAC, Esef, FMJ, Velas do Japi e Peama. Cerca de 15 ônibus levaram os participantes das escolas Antônio Adelino Marques da Silva Brandão, Aparecido Garcia, Janete Ferreira do Prado, Berthola Faca e Ivo de Bona ao Mundo das Crianças.

Ana foi ao Mundo das Crianças com as irmãs


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/27/1o-mexam-se-mira-no-enfrentamento-a-obesidade-infantil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original