DEBEA realiza encontros com clínicas e médicos veterinários sobre a microchipagem de PETs

Publicada em 27/05/2023 às 08:00

O Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (DEBEA), ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promoveu três encontros com clínicas e médicos veterinários interessados em se tornarem Unidades Registradoras no Sistema de Gerenciamento do Bem-Estar Animal (GBEA) de Jundiaí, para a microchipagem de cães e gatos. Podem se inscrever organizações da sociedade civil, estebelecimentos veterinários e criadouros comerciais que estejam regularizados no município e que possuam médico veterinário responsável com registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo.

Os encontros foram realizados nos dias 22, 23 e 24 de maio, na Escola de Gestão Pública de Jundiaí, e reuniram 27 interessados, que puderam tirar dúvidas e apresentar sugestões ao novo sistema.

“Eu já vi casos de abandono, então encaro esse projeto como uma evolução muito grande na proteção dos animais e contra maus-tratos. Nós, como profissionais, precisamos abraçar essa causa”, disse a médica veterinária Paula Akemi, que já se cadastrou no sistema.

Mulher faz apresentação em sala de aula ao fundo. No primeiro plano, pessoas assistem, de costas.
Encontros na Escola de Gestão Pública reuniram Poder Público e médicos veterinários

Os interessados em se tornar Unidades Registradoras no Sistema de Gerenciamento do Bem-Estar Animal deverão encaminhar a proposta pelo e-mail: microchip@jundiai.sp.gov.br. A proposta do interessado deverá conter, para empresas e organizações da sociedade civil com CNPJ, Nome do estabelecimento, comprovante de endereço, telefone, e-mail e logomarca em arquivo de imagem vetorizada png 500x 500 pixels, além de documentos que podem ser consultados aqui (páginas 33 e 34).

A Lei nº 9.918, de 05 de abril de 2023 entrará em vigor no dia 05 de junho de 2023. Ela determina que os tutores levem seus cães e gatos ao veterinário (Unidade Registradora) para a microchipagem e cadastro em um banco de dados municipal, que é o GBEA. Os responsáveis pelos animais terão até 2 anos para microchipar e cadastrar os bichinhos no banco de dados da Prefeitura.

“Os médicos veterinários entenderam que é importante essa parceria e envolvimento de todos para colocar os registros em um único banco de dados, o que vai facilitar a busca por todos os animais microchipados e perdidos na cidade e inibir os abandonos e maus-tratos”, lembrou a diretora do Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (DEBEA), Daniela Araújo Passos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/27/debea-realiza-encontros-com-clinicas-e-medicos-veterinarios-sobre-a-microchipagem-de-pets/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original