Ação remove lixo da Serra do Japi

Publicada em 28/05/2023 às 14:13

Garrafas, bitucas de cigarro, sacos plásticos, artigos religiosos, roupas e até uma placa de trânsito foram alguns dos itens recolhidos por voluntários na Serra do Japi neste domingo (28), em uma ação em parceria entre a Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Guarda Municipal e Acqualab.  

O grupo passou pelas cachoeiras da Macumba e da Curva. A iniciativa faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente e também celebra o Dia da Mata Atlântica (27 de maio), que é o bioma da Serra do Japi.  “A proposta foi de remover o lixo que alguns frequentadores do local deixam para trás. No ano passado, durante ação semelhante, foram recolhidos 600 quilos de lixo, sendo que mais de 120 eram roupas”, comentou o agente de zoonoses da UGPUMA, Adriano Zonaro. Ele lembrou que deixar lixo na Serra do Japi é crime ambiental, previsto na lei 9605/98.

De acordo com os proprietários da Acqualab, Jonas Alvares Nogueira e Bárbara Alvares Nogueira, a ideia partiu após sugestão dos próprios colaboradores. “Temos um trabalho voltado para o meio ambiente e a iniciativa tem tudo a ver com a empresa.”

A assistente administrativa Glaucia Helena Paulossii destacou que a ideia é conscientizar os funcionários e também os clientes da consultoria ambiental. “É um gesto que merece ser multiplicado.”

Quem participou fez questão de destacar a importância da iniciativa. “Temos o privilégio de ter a Serra do Japi na nossa cidade e precisamos cuidar desse patrimônio”, comentou Beatriz Torrezim Afonso. Assim como ela, Taylline Santos Evangelista também gostou da iniciativa. “Eu não esperava me deparar com tanto lixo. Achei incrível a oportunidade de participar dessa ação. Precisamos cuidar da nossa natureza.”

Mês do Meio Ambiente – O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, será celebrado em Jundiaí ao longo de todo o mês de junho, com uma série de eventos. A programação é promovida pela Prefeitura de Jundiaí, através UGPUMA e da Fundação Serra do Japi. Confira a programação.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/28/acao-remove-lixo-da-serra-do-japi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original