‘Escola Inovadora’ alia ferramentas on-line e interação entre alunos para ensino de tecnologias

Publicada em 28/05/2023 às 10:45

Os alunos dos primeiros anos da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, contaram com ajudantes especiais na última sexta-feira (26), durante as atividades com Chromebooks no Espaço Maker da unidade escolar. Além da equipe do FabLab que atua no local, os pequenos puderam interagir e tirar dúvidas com os colegas mais velhos, dos quintos anos, que já utilizam há mais tempo o laboratório “maker” vinculado ao Centro de Línguas e Tecnologia da Informação Antonio Houaiss, da Unidade de Gestão de Educação (UGE).

Por meio do programa Escola Inovadora, todas as unidades escolares contam com estações móveis com Chromebooks, notebooks recarregáveis e que funcionam com sistema operacional do Google (Chrome OS) e com conteúdo integralmente controlado pelos educadores.

Alunos ocuparam as três estações de trabalho do Espaço Maker da escola para realização das atividades

“Alinhada ao eixo de qualidade do ensino do programa ‘Escola Inovadora’, esta proposta alia a inclusão do uso de tecnologias como ferramentas de aprendizagens com o intercâmbio e trocas de saberes entre estudantes de diferentes faixas etárias. Isso vai ao encontro do perfil que, cada vez mais, o mundo do trabalho exige de seus profissionais e da construção de uma Jundiaí atenta à sua vocação reconhecida como cidade ‘smart’ e conectada”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Durante as atividades desta sexta-feira (26), os alunos revezaram-se em diversas estações de trabalho, com suporte das equipes do FabLab e dos colegas. Na primeira estação, os alunos aprenderam como utilizar o e-mail institucional para acessar o ambiente de Google Sala de Aula com atividades e jogos pedagógicos. Já na segunda, os grupos aprenderam sobre modelagem para uso de impressora 3D e montagem de protótipos. E na última estação, os alunos puderam utilizar o equipamento de corte a laser para construção de autômatos de borboletas de papel, protótipos com dispositivo que imita o movimento real do inseto, proposta escolhida para dialogar também com a horta escolar da unidade.

Manuella auxiliou a colega Bianca Zana, de seis anos, em atividades e jogos educativos

Manuella Leonardi, de dez anos, foi uma das ajudantes da atividade. “Ajudei os colegas a fazer o login em seus e-mails, inserir senha e tudo mais. Gosto muito de tecnologia, principalmente para acessar jogos e vídeos sobre dinossauros. Sei quais eram carnívoros, herbívoros e quais voavam”, comentou.

Outro ajudante, bastante disponível com os colegas, foi o Luan Finicelli, também de dez anos. “Depois que logavam, eles pediam auxílio para chegar à sala de aula e de jogos on-line”, comentou o pequeno expert em acessar vídeos na internet sobre Geometria.

Já o pequeno João Pedro Bueno contou com o auxílio do colega Luan

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/28/escola-inovadora-alia-ferramentas-on-line-e-interacao-entre-alunos-para-ensino-de-tecnologias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original