Condutores e pedestres aprovam sinalização lima-limão em áreas escolares

Publicada em 29/05/2023 às 08:00

Quem transita pelas ruas no entorno das EMEBs Pedro de Oliveira (Vila Joana), Cléo Nogueira Barbosa (Parque Almerinda Chaves) e José Pedro Raymundo (Vila Rio Branco), já percebeu a nova sinalização com faixas e placas diferenciadas na cor lima-limão. O programa inovador para promover a travessia segura de pedestres, desenvolvido pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), envolve adequações nas vias e orientação de trânsito, e tem rendido elogios de condutores de veículos e pedestres.

Condutora de veículo escolar há 36 anos, Maria das Dores Raulino, apoia a mudança. “É muito importante, porque muitas vezes temos dificuldades para parar na vaga exclusiva para vans escolares para embarcar e desembarcar os alunos. O reforço na sinalização desperta o cuidado, e a orientação conscientiza. Essa cor é mais viva e faz com que a gente preste mais atenção, e um respeite o outro.”

Na imagem estão os mascotes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Vaguinho e Julinha, acompanhados de agentes de trânsito que atuam nas orientações nas escolas para incentivar de forma lúdica a travessia segura na faixa de pedestres.
Mascotes Vaguinho e Julinha e equipe de trânsito orientam condutores e pedestres nas áreas escolares

Sophia Andrade Militão, 9 anos, é uma das 19 passageiras da Maria, e também gostou da novidade. “Percebi que os motoristas seguem mais devagar. A tia Maria já é bem atenciosa. Ela pede para que todos coloquem o cinto de segurança”, comenta.

A gerente de logística, Fátima Bezerra, é quem leva e busca a filha Alice, 4 anos, na EMEB José Pedro Raymundo. “É importante todos terem cuidado. A Alice sempre vai na cadeirinha, no banco de trás, e com cinto de segurança. Essas faixas com cores diferentes faz com que os motoristas, como é o meu caso, redobrem a atenção, já que se diferem das que a gente costuma ver.”

Na imagem, estão a condutora de transporte escolar, Maria das Dores, e a aluna Sophia, no banco da frente, as duas com cinto de segurança. Elas falam que tomam cuidado para evitar sinistros de trânsito e seguem as regras.
Condutora de transporte escolar diz que todas as ações de conscientização são importantes

Com a sinalização diferenciada chamando mais a atenção dos condutores de veículos, os pedestres se sentem mais seguros e avaliam a mudança como positiva. “Atravesso com as minhas filhas na faixa, sempre atenta, e ensino para elas. Todos precisam se cuidar, e cuidar dos outros também. Têm idosos, crianças e pessoas com deficiência que utilizam os locais marcados para atravessar”, diz Débora Cristina da Rosa, acompanhada das filhas Ana Clara e Ana Laura.

A próxima unidade escolar que irá receber a adequação, na programação do Maio Amarelo, será a EMEB Dr. José Romeiro Pereira, na Vila Isabel Eber. Porém, o trabalho está programado para ser estendido às demais escolas de Jundiaí.

Na imagem, estão pedestres e agente de trânsito, em frente à faixa de travessia,que fica na EMEB José Pedro Raymundo, na Vila Rio Branco.
Mãe ensina as filhas a tomarem cuidado no trânsito, principalmente, atravessando na faixa de pedestre

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/29/condutores-e-pedestres-aprovam-sinalizacao-lima-limao-em-areas-escolares/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original