DAE renova conjunto de painéis para bombeamento da represa

Publicada em 31/05/2023 às 10:16

Sete novos painéis de média tensão foram instalados pela equipe da Gerência de Eletromecânica e Operações (GEO) da DAE Jundiaí na Estação Elevatória de Bruta do rio Jundiaí Mirim, o Recalque. É dali que é bombeada 95% da água que abastece a cidade, que segue para ser tratada na Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A).

O objetivo foi a modernização do sistema de acionamento das bombas, essenciais para o abastecimento, garantindo mais segurança e confiabilidade na operação. O investimento foi de R$ 4,2 milhões.

O sistema é composto por um painel de distribuição, responsável por alimentar seis painéis de acionamento (softstarters) que, por sua vez, acionam de forma independente as seis bombas da estação. “Anteriormente, usávamos um sistema de acionamento por chave compensadora, tecnologia obsoleta para os dias atuais e que, em função do tempo de operação, passou a exigir frequentes manutenções. Com a chegada dos painéis, ganhamos mais segurança nas instalações elétricas e na operação das bombas”, detalha o assessor de Políticas de Saneamento Vinícius Mamede, responsável pelo projeto.

Segundo ele, cada painel conta com relés de proteção mais atuais, que garantem mais eficiência à proteção elétrica do sistema, possibilitando o monitoramento remoto em caso de qualquer eventualidade, como uma sobrecarga.

“Todos os novos equipamentos são conectados em rede e monitorados por sistema via internet, de forma adicional à Telemetria da DAE. Isso permite que haja um melhor suporte técnico quando necessário”, complementa.

Garantia de água

Desde a elaboração do projeto até a conclusão da obra, foram quatro anos. O gerente de Eletromecânica e Operações da DAE, Leandro Ferro, conta que a implantação exigiu cautela no planejamento e na execução das etapas da obra, pois não seria possível interromper o bombeamento.

“Além dos painéis, cada uma das seis bombas ganhou infraestrutura elétrica independente, instalada de forma aérea, garantindo mais segurança e proteção dos cabos alimentadores das bombas”, conta.

Segundo ele, também foi realizada a instalação de novos para-raios para os prédios que compõem a unidade e houve a substituição do painel de comando da Telemetria. “Tudo planejado para que a operação do abastecimento não fosse afetada”, reforça.

Todos os equipamentos são monitorados pelo Centro Operacional da DAE, que funciona 24 horas por dia, de forma ininterrupta.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/31/dae-renova-conjunto-de-paineis-para-bombeamento-da-represa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original