Em 2023, mais de 20 mil pacientes faltam às consultas
Publicada em 31/05/2023 às 08:06Na Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Traviú quem entra se depara com um cartaz que indica a quantidade de pessoas que deixaram de ir às consultas. Somente entre os dias 1 e 30 de abril, foram realizados 791 agendamentos e registradas 205 faltas. O “faltômetro” aponta que a maioria das ausências no equipamento foi para as consultas em clínica médica, com 87, seguida por pediatria, com 48.
Em toda a rede municipal de saúde, entre janeiro e abril deste ano, foram mais de 20,1 mil faltas entre as mais de 96,3 mil vagas disponibilizadas para o atendimento nas UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família, representando perda de mais de 20%. A pediatria e a ginecologia estão entre as especialidades com atendimento na atenção básica que registraram as maiores perdas, com 24% e 21,8%, respectivamente.
“Nós temos um limite de consultas e essas faltas geram prejuízo na assistência e para a própria pessoa que tem seu cuidado em saúde interrompido, perda de oportunidade para a outra que poderia estar utilizando essa vaga e também para o serviço que não consegue fazer o agendamento de outro usuário”, comenta a gerente da Nova UBS Traviú, Thais Patrícia Xavier.
A situação é semelhante nos ambulatórios, que contabilizam em média 20% de absenteísmo em todas as especialidades médicas. A otorrinolaringologia é a campeã em faltas, com 32,5%.
“É importante que a população se conscientize sobre os impactos gerados pelo não comparecimento nas consultas. Imprevistos podem ocorrer, mas sendo algo previsível, não tem motivo para o usuário não efetuar o cancelamento. É importante considerar os recursos públicos, os profissionais e, principalmente, o outro usuário que poderia ter tido sua questão de saúde atendida, além de pensar em sua própria saúde. A resolutividade dos serviços depende também da população”, observa o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Ações
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde atua constantemente para reverter esses índices, a partir de ações de conscientização realizadas pelos equipamentos junto aos seus usuários.
Havendo a necessidade, as consultas podem ser desmarcadas na central de agendamento de consultas, no telefone (11) 4531-8670, e pessoalmente no equipamento de saúde.
A dona de casa Maria Alves de Almeida, que passa por atendimento na Nova UBS Traviú, nunca precisou desmarcar uma consulta, mas sabe os procedimentos, caso necessite. “Eu ligaria, sim. Sei que é ruim ficar segurando a vaga. Quando eu tenho consulta e chego no ponto e o ônibus já passou, venho até a pé, andando 40 minutos, mas não perco”, salientou.
A assistente administrativa Silvia Bertasse também sabe os prejuízos. “Não custa nada avisar, se eu sei que não conseguirei comparecer. É muito ruim, quando a pessoa simplesmente não aparece”.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
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