Horta Urbana do Jardim Guanabara recebe crianças da EMEB Nelson Brito

Publicada em 03/06/2023 às 08:02

Cerca de 70 alunos de três turmas da EMEB Nelson Brito, no Jardim Guanabara visitaram, nesta semana, a Horta Urbana do bairro. A visita faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi.

Na horta, os alunos aprenderam sobre compostagem, o plantio de hortaliças, e sobre a cisterna implantada no espaço, que capta água da chuva. “Nós vamos começar uma horta vertical de PANCS e temperos na nossa escola. Então aqui é uma oportunidade que os alunos têm de aprender tudo o que uma horta pode oferecer, além do cuidado com a terra, já que nós teremos um canteiro também aqui na horta”, disse a vice-diretora da EMEB, Ana Lúcia Perboni Kalmar.

“A gente aprendeu muita coisa: a molhar as plantas, a plantar a semente e esperar a planta crescer no tempo dela”, falaram os jovens Yasmin, de 6 anos, e Nycolas, de 5.

“Esse tipo de ação é extremamente importante para as crianças entenderem o espaço da escola como um espaço para além da escola. A escola é uma comunidade que se estende para o bairro todo, por isso é importante ocuparmos os espaços e mostrarmos para as crianças”, afirmou o professor Daniel Corti.

A Bárbara Rosa, que é mãe da pequena Maitê, de 5 anos, acompanhou a visita e aprovou a iniciativa: “Eu acho essa iniciativa fantástica, porque a gente percebe que as crianças aprendem muito em contato com a natureza”, reforçou.

Para a diretora do Departamento de Urbanismo da UGPUMA, Sylvia Angelini, “atividades como esta mostram que as hortas urbanas estão cumprindo seu papel de estimular o contato de crianças e adolescentes com a natureza e a criação de empatia por todas as formas de vida, a partir do contato com a terra, contribuindo para que elas sejam agentes de transformação para uma cidade sustentável”, destacou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/03/horta-urbana-do-jardim-guanabara-recebe-criancas-da-emeb-nelson-brito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original