No Jundiaí Mirim, fuxico auxilia na promoção da saúde

Publicada em 04/06/2023 às 08:28

Enquanto os retalhos de tecido são transformados em pequenas flores, que juntas viram tapetes, caminhos de mesas e até bolsas, as usuárias da Nova Unidade Básica (UBS) Jundiaí Mirim conversam. O grupo chamado Roda de Fuxicos é uma das práticas integrativas ofertadas pelo equipamento de saúde, a partir do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Iniciados em janeiro, os encontros ocorrem duas vezes por mês, a partir das 8h, sendo abertos aos interessados. “É uma experiência que trouxemos para proporcionar qualidade de vida e saúde mental. Além da produção do artesanato, realizamos uma roda de conversa. É a oportunidade de as usuárias desenvolverem novas habilidades e de se socializarem, o que reflete na redução de problemas de saúde”, informa a terapeuta ocupacional do NASF Rita de Cássia Lima, que junta com a assistente social Iorrane Silva, conduz o grupo que atualmente conta com cerca de 10 mulheres.

Os benefícios da atividade são comprovados pelas participantes

A gerente do equipamento, Ana Isabel Salgado Rivière, também ressalta a importância da ação. “É fundamental esse cuidado que vai além do consultório. o Fuxico é um grupo de convivência, que amplia a rede social de apoio ao usuário e favorece o vínculo entre o paciente e o equipamento de saúde. Desta forma, atuamos na promoção da saúde”, destaca.

Quem participa, comprova os benefícios. “Pra mim é uma terapia. Eu tenho crise de ansiedade e estar na roda tem me feito muito bem. Faço os trabalhos na UBS e em casa, e isso ocupa a minha cabeça”, relata a dona de casa Elisete Chanchencow.

Elisete está no grupo desde o começo e não perde os encontros

Rede
Em Jundiaí, em toda a rede de atenção primária são ofertados grupos de artesanato e de gestantes, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, entre outras atividades complementares. Para participar, basta o usuário procurar a unidade de referência para se informar sobre a programação.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/04/no-jundiai-mirim-fuxico-auxilia-na-promocao-da-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original