Revitalização de áreas do Jardim São Camilo avança com escuta da comunidade

Publicada em 04/06/2023 às 09:00

Antiga reivindicação dos moradores, a revitalização de áreas do Jardim São Camilo avançou nas últimas semanas. Técnicos da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) visitaram duas das grandes áreas que receberão novos espaços de lazer, acesso e convivência para a comunidade. O processo está se desenvolvendo após escuta dos moradores.

“A partir da participação da comunidade, desde o início do plano de ação para o bairro, nós fizemos importantes investimentos. A principal preocupação são as ações de curto prazo que mitigam e reduzem os riscos das áreas que são ainda ocupadas por moradias. E também a construção de áreas de lazer para as crianças do bairro e sistemas de mobilidade para facilitar o deslocamento das pessoas que moram na parte alta do bairro até a parte baixa”, reforçou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

A área localizada na Rua José Maria Whitaker contemplará uma grande obra de requalificação com investimentos previstos em aproximadamente R$ 12 milhões. Entre as obras projetadas, está a construção de um elevador urbano para conectar a parte alta e baixa do bairro. Além das intervenções em mobilidade e acessibilidade, o espaço terá áreas de convivência, churrasqueira, pista de skate e banheiros públicos, paisagismo, arborização e intervenções de desenho da via para ampliar a segurança viária, como faixa elevada para pedestres. As obras estão previstas para começarem ainda neste mês.

Área localizada na na Rua José Maria Whitaker ganhará elevador urbano e conexão entre as ruas do bairro

“É um projeto importante na mobilidade das pessoas que residem no Jardim São Camilo, tendo em vista a facilitação do acesso, inclusive, a serviços fundamentais de saúde e educação. Estamos falando em mobilidade, acessibilidade e conexão”, afirmou a diretora do Departamento de Projetos Urbanos, Paula Siqueira.

Já na futura praça localizada na Rua Gerôncio Pereira da Silva, as obras de revitalização já começaram. O local contará com arborização, espaços de lazer, área de convivência e quadra recreativa com iluminação, além de reforço de sinalização na rua.

Sara dos Santos Meira, moradora há 33 anos do Jardim São Camilo, aguarda ansiosamente pela revitalização

“O bairro melhorou bastante nos últimos anos, mas a gente espera ansiosamente por essa revitalização. Serão novos espaços para toda a população utilizar e ter mais qualidade de vida”, disse a moradora do São Camilo há 33 anos, Sara dos Santos Meira.

Ainda segundo a UGPUMA, no projeto de requalificação do São Camilo, estão previstas obras como a revitalização das vielas, com ações de contingenciamento de áreas de risco, que englobam drenagem, acessibilidade com adequação da pavimentação em concreto, instalação de corrimões, iluminação e melhoria nas instalações de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

“Os projetos de requalificação dessas áreas nasceram da participação dos moradores, a fim de que sejam espaços de conexão e convivência, valorizando o bairro como um todo. O nosso objetivo é tornar a rua um espaço público mais seguro e confortável”, disse o arquiteto da UGPUMA, Bruno Ferrari.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/04/revitalizacao-de-areas-do-jardim-sao-camilo-avanca-com-escuta-da-comunidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original