DEBEA faz mutirão de microchipagem de PETs no Jardim Fepasa

Publicada em 05/06/2023 às 17:36

O Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (DEBEA), ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promoveu, nesta segunda-feira (05), um mutirão de microchipagem de cães e gatos no Jardim Fepasa. A ação foi realizada no primeiro dia em vigor da lei que determina a microchipagem dos PETs em Jundiaí. Lembrando que os tutores responsáveis pelos animais terão até 2 anos para levar os animais às Unidades Registradoras para a microchipagem e cadastro dos bichinhos no banco de dados da Prefeitura. As Unidades podem ser consultadas aqui.

Hoje, foram microchipados 47 animais, sendo 35 cães e 12 gatos. Na ação, os técnicos do DEBEA fizeram uma abordagem casa a casa, perguntando aos moradores sobre os PETs, microchipando os animais e logo depois entregando o certificado. Os tutores também foram orientados sobre a importância da vacinação e sobre cuidados gerais com os PETs. No caso dos animais que já haviam sido microchipados, que foram 27 cães e 9 gatos, o Departamento levantou os dados dos PETs para cadastrar no Sistema de Gerenciamento do Bem-Estar Animal (GBEA) de Jundiaí. A ação continuará nos próximos dias no bairro.

“Essa ação é muito importante para podermos identificar os animais da região. Com a microchipagem, nós conseguimos, por exemplo, localizar pelo número de identificação quem é o tutor e o que aconteceu com o animal, em caso de fuga”, disse a Assistente de Administração do DEBEA, Talita Odara Cervi.

A dona Benedita Divina, de 67 anos, teve os gatos Bitão e Jacobina microchipados. “É importante porque se um dia o gato fugir, é mais fácil encontrar. Então é importante identificar, né?” Assim com o cachorrinho Pulga, da dona Wilma Branco Batista. “Nós ficamos mais tranquilos com a identificação dos animais, né?”, afirmou.

A Lei nº 9.918, de 05 de abril de 2023, entrou em vigor hoje. Ela determina que os responsáveis pelos animais terão até 2 anos para microchipar e cadastrar os bichinhos no banco de dados da Prefeitura. A partir do período de adaptação (2 anos), todos os cães e gatos de até no máximo 6 meses de idade deverão estar microchipados e terem o cadastro atualizado quando forem fruto de venda ou adoção. Já os cães que se envolveram em algum episódio de violência, como terem mordido ou ferido alguém, têm 6 meses contados a partir da publicação da Lei para o cadastro e a microchipagem dos animais..

“A nossa ideia é realizar esses mutirões de microchipagem de animais em outros bairros nos próximos meses, principalmente onde as pessoas têm menos condições de pagar pelo serviço em uma clínica veterinária. E em cada região, nós vamos montar estratégias diferentes, de acordo com a necessidade e a população de cada região. No Jardim Fepasa, por exemplo, fomos muito bem recebidos pelas pessoas”, afirmou a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos.

47 animais foram microchipados e identificados na ação de hoje no Jardim Fepasa

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/05/debea-faz-mutirao-de-microchipagem-de-pets-no-jardim-fepasa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original