Defesa Civil de Jundiaí celebra 46 anos de serviços prestados à população

Publicada em 06/06/2023 às 14:33

Após a assinatura do Decreto Municipal 4.388, no dia seis de junho de 1977, nascia a Defesa Civil de Jundiaí. A instituição, que completa 46 anos de história nesta terça-feira (06), é a primeira criada no interior e a terceira mais velha do país – atrás apenas da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em todo esse período foram incontáveis serviços prestados à população com um foco: a preservação da vida.

“A Defesa Civil é formada por pessoas comprometidas que lutam diariamente pelas pessoas de Jundiaí. Anualmente realizamos investimentos para fortalecer ainda mais essa instituição que nos enche de orgulho. Aliada aos conceitos de Cidade Inteligente, uma nova sede está em construção para melhorar a qualidade do serviço prestado a todos”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Diariamente a Defesa Civil atua com o objetivo de reduzir os riscos de desastres, além da prevenção e mitigação de ocorrências. Atualmente está em andamento a Operação Estiagem, que visa minimizar problemas decorrentes desse período do ano, quando as chuvas diminuem e o clima fica mais seco, aumentando a incidência de queimadas. Nessa época são emitidos boletins com informações sobre a umidade relativa do ar, riscos de incêndio, previsão do tempo entre outros. Além disso há o monitoramento constante de lugares com alto índice de focos de queimadas.

Defesa Civil oferece oficina de capacitação para combate a queimadas, como uma das ações preventivas

Nos demais meses do ano, a Operação Estiagem dá lugar à Operação Chuvas de Verão. Nessa época são desenvolvidas ações de prevenção para evitar ocorrências de deslizamento, desabamentos, alagamentos, entre outros. Os integrantes da Defesa Civil monitoram por 24 horas os impactos da chuva para atender de prontidão as regiões com maior chance de desastres.

“Os profissionais da Defesa Civil são verdadeiros heróis e estão sempre à disposição da população no atendimento e nas estratégias elaboradas para prevenção. Um grande exemplo são as Operações, que tem reduzido ano a ano os impactos das chuvas e do período mais seco”, afirma o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

“É motivo de muito orgulho estar à frente de uma instituição tão importante na cidade de Jundiaí. Ao longo desses anos foram realizadas inúmeras ações com o objetivo de atender e garantir a segurança dos jundiaienses. Seguiremos trabalhando com esse propósito”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez.

Não apenas em Operações, a Defesa Civil está à disposição da população e demais órgãos municipais, estaduais e federais durante todo o ano. Havendo a necessidade, basta entrar em contato pelo número 4586-0666 ou o 199.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/06/defesa-civil-de-jundiai-celebra-46-anos-de-servicos-prestados-a-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original