Atitude proativa da população leva a identificação de morcego positivo para raiva

Publicada em 07/06/2023 às 16:13

Com o apoio da população, a partir do contato com a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – foi identificado mais um morcego positivo para a raiva no Município. É o décimo terceiro caso do ano.

O animal, localizado na Colônia, é da espécie Myotis nigricans, insetívoro muito comum na cidade, estando totalmente adaptado ao meio ambiente urbano. Juntamente com as orientações aos moradores do bairro, a equipe da VISAM realizou a busca de sinais de colônias na região em que o morcego foi encontrado.

“Todas as medidas preconizadas foram tomadas, graças a atitude proativa dos moradores. Essa sensibilização da população, que está nos procurando para comunicar as ocorrências de morcego em situações não usuais, tem refletido no número de casos e está sendo fundamental para os procedimentos preventivos contra a raiva”, enfatiza o coordenador do órgão, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Os morcegos não devem ser manuseados sem proteção 

Reforço
No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, a VISAM reforça que a orientação é contatar imediatamente o órgão pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350, para que os técnicos façam a retirada segura do animal.

Havendo a possibilidade, também deve-se isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa. Tanto o recolhimento como o diagnóstico desses morcegos integram as atividades do Programa Municipal de Vigilância da Raiva.

Outra medida necessária é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica dos animais. O imunizante é disponibilizado gratuitamente pela VISAM, a partir de agendamento telefônico.

Os morcegos são animais protegidos por lei, sendo considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los.

Em 2022, Jundiaí registrou três casos de morcegos positivos para raiva.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/07/atitude-proativa-da-populacao-leva-a-identificacao-de-morcego-positivo-para-raiva/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original