HU conquista selo de acreditação no mais alto nível de exigência

Publicada em 07/06/2023 às 16:02

O Hospital Universitário de Jundiaí (HU) conquistou a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) no nível máximo de excelência. Essa conquista traz consigo uma série de vantagens significativas para a instituição, tais como aprimoramento da qualidade dos serviços, fortalecimento da imagem institucional, aumento da confiança dos pacientes, otimização da eficiência operacional, desenvolvimento dos profissionais e acesso a parcerias e convênios de maior qualidade. Esses benefícios contribuem para a excelência da organização de saúde e para o bem-estar dos pacientes. O HU é referência materno-infantil para Jundiaí e Região.

“A acreditação é um programa contínuo, com vistorias permanentes, e para manter o selo de qualidade, é necessário seguir as regras estabelecidas. A acreditação é um instrumento fundamental para ampliar a qualidade, segurança e eficiência dos serviços prestados aos pacientes”, explica Itibagi Rocha Machado, diretor superintendente do HU.

Prefeito Luiz Fernando Machado participou de evento para a divulgação da acreditação

“Vocês, funcionários deste hospital, são pessoas comprometidas com o fluxo e com o selo de acreditação. Vocês merecem reconhecimento e respeito. Afinal, em um curto espaço de tempo, vocês conquistaram as medalhas de bronze, prata e agora a de ouro. Ao ter minha filha aqui, percebi o quanto as pessoas se dedicam neste hospital e vi o amor que vocês têm pelos pacientes”, enfatiza o prefeito Luiz Fernando Machado.

O processo de acreditação, realizado com base na metodologia da ONA, é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar as organizações de saúde a avaliar seus processos e identificar áreas de melhoria, com foco na segurança do paciente.

O Hospital Universitário passou por todas as etapas necessárias para obter a acreditação, obtendo o certificado ONA 1 em fevereiro de 2020, o certificado ONA 2 em abril de 2021 e, finalmente, em março de 2023, recebeu a equipe da Fundação Vanzolini, responsável pela avaliação e recomendação da acreditação. Bruno Casagrande, gerente da Fundação Vanzolini, destaca que menos de 10% dos hospitais conseguem progredir tão rapidamente nos três níveis de acreditação.

HU recebe certificação máxima em acreditação da ONA

Evaldo Marchi, diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), compara essa conquista à de um atleta. “O atleta busca cada passo até chegar à medalha de ouro, e hoje alcançamos o ouro com essa acreditação de excelência. A FMJ faz parte disso, não medindo esforços para auxiliar o HU na infraestrutura e na pesquisa.”

José Antônio Parimoschi, gestor de Finanças, recomenda que os colaboradores do hospital carreguem o selo de acreditação na alma, não no coração, pois o coração para de bater, mas a alma vive para sempre. Ele ressalta que o hospital ainda fará história, pois traz vida, alegria e luz para as pessoas, e os colaboradores servem com qualidade.

Antonio Carlos Albino, vereador e presidente da Câmara, ressalta a excelência do serviço público de saúde em Jundiaí, enquanto o prefeito destaca o processo de certificação que envolveu as pessoas do hospital.

Acreditação é um programa contínuo, com vistorias permanentes, e para manter o selo de qualidade

O Hospital Universitário de Jundiaí comemora essa conquista e se orgulha de ser um dos únicos hospitais universitários a obter a acreditação no nível de excelência.

Assessoria de Imprensa FMJ
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/07/hu-conquista-selo-de-acreditacao-no-mais-alto-nivel-de-exigencia/