2ª Conferência do Clima entre Municípios define estratégias para ação coletiva

Publicada em 08/06/2023 às 08:41

Um dos principais eventos do Mês do Meio Ambiente, a 2ª Conferência pelo Clima entre Municípios Vizinhos, foi realizada na quarta-feira (07), no CIESP Jundiaí. A programação, que contou com várias atrações, foi promovida pela Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi.

A discussão reuniu representantes de dez cidades da região para estabelecer ações conjuntas para o enfrentamento das mudanças climáticas e seus efeitos sobre as cidades. Na parte da manhã, o professor Paulo Saldiva, médico patologista e professor da Faculdade de Medicina da USP, realizou uma palestra sobre sobre saúde e mudanças climáticas nas cidades.

“É muito importante as cidades vizinhas se juntarem e pensarem juntas os problemas regionais. As mudanças climáticas impõem desafios a todos nós. E tudo o que pudermos fazer em conjunto é muito importante para preservar a nossa biodiversidade. Não só no mês do meio ambiente, mas sempre”, disse o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Jundiaí, Sinésio Scarabello Filho.

Sinésio Scarabello Filho conduziu a 2ª Conferência do Clima entre Municípios Vizinhos

“Muitos problemas são regionais. E se focarmos em aspectos como educação sustentável, a luta pela arborização urbana, a proteção das nascentes e a mobilidade urbana direcionada a saúde e ao meio ambiente, conseguiremos proteger cada vez mais o nosso meio ambiente”, afirmou o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Também participaram do encontro a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes, o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí, Cristiano Lopes, e os presidentes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Dra. Sílvia Merlo, e do Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT), Arq. André Ferrazo.

A necessidade de compatibilizar os zoneamentos nas divisas municipais nos planos diretores das cidades também foi um tema discutido no evento. Para Sylvia Angelini, diretora do Departamento de Urbanismo de Jundiaí, “este encontro foi muito importante para explicitar os problemas comuns e definir estratégias para soluções coletivas, a serem implementadas a partir de agora”.

Ao final do encontro, representantes das cidades se comprometeram a participar de um grupo de trabalho permanente sobre o tema, para compartilhamento de programas bem-sucedidos e para enfrentamento de problemas comuns. “Os participantes também manifestaram a necessidade de envolver não apenas profissionais da área de meio ambiente, mas considerando que este é um tema transversal, é fundamental ter a participação das áreas de Mobilidade e Transporte, de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, de Assistência e Desenvolvimento Social, entre outros. Essas são metas para o trabalho a ser feito até a próxima Conferência, em 2024”, reforça a diretora de Urbanismo.

Os primeiros temas escolhidos para a abordagem intermunicipal foram a clandestinidade no parcelamento do solo; o déficit de habitações de interesse social; a conectividade de áreas verdes; o inventário de emissões de gases de efeito estufa; e a educação ambiental por meio de campanhas de abrangência regional.

“Nós agradecemos a todos os participantes por esta conversa enriquecedora em prol do meio ambiente. Agora, vamos consolidar as ações e iniciativas dos municípios em um relatório técnico conjunto, visando compartilhar as experiências”, afirmou a diretora do Departamento de Meio Ambiente de Jundiaí, Lidiane Nobre.

Representantes de dez cidades participaram da 2ª Conferência do Clima entre Municípios Vizinhos

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/08/2a-conferencia-do-clima-entre-municipios-define-estrategias-para-acao-coletiva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original