Inovação transforma Jundiaí e facilita vida de cidadão

Publicada em 09/06/2023 às 08:00

O município de Jundiaí, desde 2017, está direcionado investir em ações de inovação e transformação digital para a facilitar a vida do cidadão, seja para o monitoramento dos horários dos ônibus, das solicitações para corte e limpeza de mato ou situações mais complexas como emissão de alvarás para serviços ou aprovações de plantas de construções. A tecnologia também foi fundamental na cidade durante a pandemia da COVID-19, com o desenvolvimento de um painel de monitoramento inteligente que agora, tem a tecnologia replicada para a avaliação da situação da dengue e demais arboviroses na cidade.

Esse painel divulga, por exemplo, indicadores de casos (positivos, negativos e em análise) de dengue, zika e chikungunya. Além disso, destaca os bairros com maior número de ocorrências das doenças. A metodologia tem ainda como foco a transparência das informações e facilita o acesso aos dados para a população. As medidas, que fazem parte das ações direcionadas para o contexto Smart City, são concebidas graças à Companhia de Informática de Jundiaí, a Cijun.

Teleinterconsulta faz parte das inovações implantadas na cidade

E o reconhecimento dessas ações inovadoras são refletidos em prêmios. No fim de 2022, Jundiaí venceu a premiação Anciti Awards 2022, promovida pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti). No mês de maio deste ano recebeu o prêmio InovaCidade, concedido pela Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br), com o sistema de alertas de proteção para a Primeira Infância, integrando as unidades de Promoção da Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, de forma a proteger as crianças, alertar as famílias e indicar aos profissionais, pontos a ser trabalhados.

Ainda na Saúde, a Teleinterconsulta, que une o médico da UBS com o especialista em uma consulta conjunta ao paciente, sem que o usuário tenha de sair do seu bairro, também foi premiada; assim como o modelo Clínica da Família, que agrega a rapidez no atendimento, reduzindo para, no máximo, uma semana o tempo de espera para consulta com médico.

Outro importante exemplo é o APP Jundiaí que hoje bate mais de 165 mil downloads em uma cidade que possui 415 mil habitantes. São mais de 7 milhões de acessos nas 133 funcionalidades do aplicativo móvel.
“Ser uma cidade inteligente é ter serviços de qualidade para a população, acessíveis, que possam ser acionados de maneira fácil e rápida. Os investimentos que são realizados, com o desenvolvimento local, focado na necessidade da nossa cidade, é essencial para o sucesso das nossas plataformas digitais. A Cijun tem desenvolvido as aplicações de maneira cirúrgica, para alcançarmos, cada vez mais, destaque quando o quesito é tecnologia”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, elencando ainda, o ambiente do Jundiaí Empreendedora, que conta com site e espaço físico, com oferta de cursos, vagas, cadastro de currículo entre outras informações.

APP Jundiaí foi desenvolvido pela Cijun e disponibiliza informações e serviços para os moradores de Jundiaí

Para o presidente da Cijun, Amauri Marquezi, o trabalho feito é planejado e sólido. “Para que a cidade ampliasse a digitalização, foi necessário investir na estrutura, na construção de canal de fibra óptica de alta velocidade, circundando todo o território. Em paralelo, o desenvolvimento e implantação de sistemas mais ágeis e da oferta gratuita em 94 pontos de wi-fi espalhados pela cidade, faz parte do trabalho desenvolvido pela Cijun. O próximo passo é a ampliação da infraestrutura e de software para a segurança de Jundiaí, para atender as necessidades da nova sede, localizada na região sul. Tudo é desenvolvido a partir de Jundiaí, ou seja, conhecimento dos técnicos locais, que destacam a cidade para o mundo”, comenta o executivo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/09/jundiai-cidade-inteligente-e-destaque-na-tecnologia-com-desenvolvimento-local/