Vacina meningocócica C é ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos

Publicada em 11/06/2023 às 09:05

Jundiaí amplia a vacinação contra Meningite C para adolescentes de 15 a 19 anos, que não receberam na idade preconizada. Desde a última semana, a dose foi disponibilizada também para trabalhadores da educação das redes pública e particular. A aplicação ocorre durante a semana, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, no horário das salas de vacina.

O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade, e um reforço preferencialmente aos 12 meses. Em anos anteriores, a vacina foi liberada para crianças até 10 anos, que não receberam a dose na idade correta, e para trabalhadores da saúde, mesmo com o esquema vacinal completo.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente, esclarece que o Ministério da Saúde ampliou a vacinação, considerando a gravidade da doença e a necessidade de aumentar as coberturas vacinais, evitando a circulação da doença no País.

Ampliação de público é por tempo determinado. Além dos adolescentes, agentes de educação estão sendo vacinados

“A meningite C é uma infecção bacteriana que causa inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a coluna espinhal. É uma doença grave, com transmissão pelas vias respiratórias, e mais comum nos meses frios. A vacina é uma das principais medidas de prevenção e controle. Essa ampliação do público-alvo é por tempo determinado, sendo importante que as pessoas busquem a dose, o quanto antes”, enfatiza.

Em casos leves, os sintomas da Meningite são semelhantes aos da gripe, com dores de cabeça e febre presentes, mas apresentando rigidez na região da nuca. Casos mais graves podem apresentar também mal-estar, vômitos, dificuldade para encostar o queixo no peito e dor forte no pescoço, além de manchas avermelhadas pelo corpo.

Jundiaí não registra casos de Meningite causada pelo Meningococo C em 2022 e 2023. Além da vacina meningocócica C, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina ACWY, destinada a adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/11/vacina-meningococica-c-e-ampliada-para-adolescentes-de-15-a-19-anos/