Compac aprova abertura do processo de tombamento do Estádio Jayme Cintra

Publicada em 12/06/2023 às 12:00

O Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Compac), ligado à Unidade de Gestão de Cultura, aprovou, em reunião, por unanimidade, a abertura do processo de tombamento do Estádio Jayme Cintra, que pertence ao Paulista Futebol Clube. A reunião com os conselheiros foi realizada virtualmente.

“A decisão do Conselho pela abertura do processo de tombamento do Estádio Jayme Cintra abre a possibilidade da comunidade conhecer melhor os valores culturais do Estádio. Lembrando que o Conselho representa a participação da sociedade na decisões sobre o Patrimônio Artístico e Cultural da cidade”, reforça o diretor Departamento de Patrimônio Histórico e presidente do Compac, Elizeu Franco.

Compac aprovou, em reunião virtual, a abertura do processo de tombamento do Estádio Jayme Cintra

Na reunião também foi aprovado para o Estádio o grau de proteção 1 no Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPACC), que coloca o estádio entre os bens culturais protegidos da cidade. Foram 13 votos a favor em ambos os processos. Com a abertura do processo de tombamento, o estádio passa a ter proteção provisória equivalente ao tombamento. Será formado um grupo de trabalho, com membros do Conselho, para que toda a área do estádio seja estudada e, em um período de até 2 anos, o Compac decida se o estádio será tombado definitivamente ou não.

O Paulista Futebol Clube foi fundado em 1909. Já o Estádio Jayme Cintra foi inaugurado em 30 de maio de 1957, em um amistoso entre Paulista e Palmeiras, quando o Paulista venceu por 3 a 1. O estádio foi palco dos momentos mais importantes da história do Paulista, como a primeira partida da final da Copa do Brasil de 2005 e jogos da Libertadores de 2006.

“A abertura do processo de tombamento do estádio é um passo importantíssimo. Permite ao Paulista sentar à mesa com especialistas, com o poder público e com a sociedade jundiaiense, através do Compac, para que possamos evidenciar a importância histórica e cultural que o Estádio Jayme Cintra possui na vida da cidade”, afirmou o 2º vice-presidente do Paulista, Lucas Rodrigues.

Com a abertura do processo de tombamento, o estádio passa a ter proteção provisória equivalente ao tombamento

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/12/compac-aprova-abertura-do-processo-de-tombamento-do-estadio-jayme-cintra/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original