“Espaço Cultura” traz novas propostas formativas virtuais para o encontro de hoje (14)

Publicada em 14/06/2023 às 14:10

A Live: “Espaço Cultura” uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizada semanalmente pela Diretoria de Cultura, às quartas-feiras, com transmissão nos canais da UGC, no Facebook e YouTube, das 16h às 17h, chega nesta semana, com três novos projetos artísticos contemplados em 2021 pelos editais municipais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, dos cerca de 210 selecionados.

Na oportunidade, será apresentado para artistas e outros trabalhadores de Cultura, bem como para o público em geral, projetos de Propostas Formativas Virtuais dos artistas: Giovanna Vasconcellos Gozzo Fracascio, Matheus Pereira Mota e Pedro Ticher Ferreira Leite.

Giovanna Vasconcellos Gozzo Fracascio
Matheus Pereira Mota
Pedro Ticher Ferreira Leite

Segundo o diretor de Cultura, João Carlos de Luca, a proposta das lives é a cada encontro disponibilizar os projetos contemplados, não só para divulgar os artistas e suas propostas, mas também promover o intercâmbio entre artistas de segmentos diferentes, gerando assim, uma reflexão atualizada da produção cultural em Jundiaí. “Nesta live, vou abordar o Edital do Festival de Música de Jundiaí 2023 e esclarecer dúvidas gerais, incluindo o Cadastro de Artistas e Projetos”, finalizou o diretor.

Os Projetos

Os vídeos dos projetos que serão apresentados essa semana são:

‘’Moda e Arte – Reutilização e Acessibilidade’’– Propostas Formativas Virtuais, com Giovanna Vasconcellos Gozzo Fracascio. Esse ‘’podcast’’ mostra a rotina de garimpos de peças e objetos que compõem os suportes artísticos das obras da artista plástica e arte educadora GIKA. Suas principais inspirações são materiais fora do convencional e busca da identidade visual, em cada criação. Por meio de técnicas e métodos de desbloqueio criativo, propõe uma imersão a novas metodologias e suportes não convencionais, ampliando meios do fazer artístico.


“Caracterização na Maquiagem” – Propostas Formativas Virtuais com Matheus Pereira Mota. Sendo de grande ajuda para maquiadores que queiram se aprofundar no conhecimento de caracterização, será mostrado todo o processo através de uma vídeo aula, que consiste por meio da maquiagem a criação de uma persona idosa. Por meio de técnicas de luz e sombra criadas com produtos cosméticos é possível criar-se reproduções de formatos de rosto diferentes e rugas, então se baseando nesse princípio será demonstrado técnicas utilizadas para criação desta ilusão, locais da face onde a ilusão de rugas traz mais veracidade ao personagem, e ao longo de todo o processo sempre será mostrado as tonalidades e produtos que são utilizados para criação da caracterização de uma persona idosa.

“Adereços para Caracterização” – Propostas Formativas Virtuais com Pedro Ticher Ferreira Leite. Este projeto será em formato de vídeo, demonstrando todo o passo a passo para criação do adereço cênico, sendo nesta aula o desenvolvimento de dois modelos de chifres. Sendo de grande ajuda para maquiadores que queiram se aprofundar no conhecimento de caracterização, será mostrado todo o processo, que consiste em criação de um esqueleto para definir sustentação ao chifre, aplicação de massa de EVA para a modelagem do adereço. Seguindo para o processo de esculpir o formato desejado. Finalizando com técnicas de pintura para trazer realismo, e selagem desta pintura.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/14/espaco-cultura-traz-novas-propostas-formativas-virtuais-para-o-encontro-de-hoje-14/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original