Projetos de sucesso em Jundiaí são temas de palestras no Conexidades
Publicada em 14/06/2023 às 19:32Na tarde desta quarta-feira (14), Gestores Municipais e técnicos de diversas Unidades de Gestão participaram de painéis destinados à apresentação de Políticas Públicas de sucesso implementadas em Jundiaí. Foram apresentados, no 6º Conexidades, projetos nas áreas da Educação, Saúde, Planejamento Urbano e Meio Ambiente e Agronegócio. Todos os painéis são acessíveis e intérpretes de língua de sinais fazem a tradução, o que permitiu ao James Guilherme Mantovani, que é fundador do Clube dos Surdos de Jundiaí, participar de várias palestras.
Na primeira palestra da tarde, o Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, e a Diretora do Departamento de Urbanismo, Sylvia Angelini, apresentaram um painel mostrando importantes ações de Jundiaí para as áreas de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, como a implantação de hortas urbanas, arborização com o programa “Pé de Árvore” e o Jardim de Chuva do Guanabara. Os programas são resultado do plano de bairro do Jardim Novo Horizonte e região aprovado no ano passado. “Nosso desafio atual é dar escala a esses programas, ampliando o número de pessoas beneficiadas”, disse a diretora, Sylvia Angelini. O técnico Fábio Henrique Cescon, do Departamento de Licenciamento de Obras e Instalações, apresentou também os programas Saepro, de aprovação digital de projetos, e o GeoJundiaí, que mostra um conjunto de mapas da cidade.
No palco principal do Conexidades, o Gestor de Promoção de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, participou de um painel sobre financiamento da Saúde para os municípios. O Secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva, o médico e ex-deputado, Walter Feldman, o prefeito de Tarumã-SP, Oscar Gozzi, e o prefeito de Jose Bonifácio, Dilmo Resende de Carvalho, também participaram do painel.
O gestor falou sobre o financiamento tripartite do SUS, que compreende o Governo Federal, Estadual e Municipal, e sobre os percalços do financiamento e na captação de recursos.
“Em 6 anos, nós perdemos mais de 60 bilhões de investimentos em Saúde. Por isso precisamos lutar por mais financiamentos federais e estaduais para que o serviço seja cada vez melhor”, ressaltou o gestor.
No terceiro painel da tarde, o gestor de Agronegócio, Agricultura e Turismo, Eduardo Alvarez, falou sobre as Políticas Públicas de Jundiaí para o Agronegócio, como os projetos Nascentes Jundiaí, Cultivo Protegido, Patrulha Agrícola, Subvenção do Seguro Agrícola e Jundiahy Orgânicos.
“Nos últimos anos, nós aumentamos bastante o investimento no Agronegócio em Jundiaí. O setor tem um enorme potencial na cidade, então esses programas são muito importantes para auxiliar o agricultor nos vários processos da produção”, afirmou o gestor.
O Programa Escola Inovadora também foi tema de um dos painéis no estande da Prefeitura de Jundiaí. A gestora-adjunta de Educação, Tânia Roveri, mostrou vários cases de sucesso da Educação na cidade, como o Desemparedamento da Escola, que ressignifica os espaços em potentes ambientes possibilitadores de aprendizagens contextualizadas e significativas, trazendo sentido aos conteúdos e permitindo que os estudantes usem a criatividade e a curiosidade na produção de investigações e de pesquisas.
A formação dos profissionais de Educação de Jundiaí, que consumiu mais de duas mil horas em 2022, também foi mostrada, além de todos os programas da Rede, como o ensino de inglês a partir dos 4 anos de idade, o Enfrentamento à Obesidade Infantil, o FabLab, o MenteInovadora, entre outros. “Nós queremos mostrar aos alunos e pais que a escola é um ambiente seguro e atraente pra a criança”. reforçou a gestora-adjunta.
As Clínicas da Família de Jundiaí também foram tema de palestra no Conexidades. A gerente da Clínica da Família do Novo Horizonte, Kenia Almeida, o enfermeiro da Clínica da Vila Hortolândia, Rafael Antônio da Silva, e a dra. Tatiane de Luca Barbosa, médica reguladora da Clínica da Hortolândia, além do gestor de Saúde, Tiago Texera, conduziram o painel.
Foram apresentados todo o modelo de organização de agendas nas Clínicas, o processo de trabalho instituído para as equipes de saúde e o fluxo de atendimento de cada unidade, que é baseado em uma abordagem humanizada. Os grupos terapêuticos também foram elencados. “Nós estamos apresentando, para profissionais de saúde de todo o Brasil, um modelo de sucesso da atenção primária de Jundiaí, que são as Clínicas da Família”, destacou o gestor de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera.
“Todos os nossos profissionais defendem este modelo de Clínicas da Família, que deu muito certo. E deu certo porque nossa equipe é muito dedicada e engajada”, reforçou a gerente, Kenia Almeida.
Estande
Jundiaí conta com um estande de aproximadamente 400 m², no Pavilhão 2 do Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva). Nele haverá sete palestras diárias, além de palcos específicos para exposição de boas práticas das sete plataformas de gestão e do Programa Cidade das Crianças.
Como Jundiaí recicla 100% dos Resíduos de Construção Civil, os visitantes poderão conhecer a usina de beneficiamento de RCC de Jundiaí. Nos dias 15 e 16, às 10h e às 15h, ônibus gratuitos sairão do Parque com destino ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol).
O Conexidades se estende até sábado (17). O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
04/11/2024
Covid-19: doses voltam a ser aplicadas na quarta-feira
-
01/11/2024
Turnê com os corpos municipais de Teatro e Dança encanta as crianças e famílias
-
01/11/2024
Clínica da Família da Ponte ultrapassa 5,4 mil atendimentos
-
30/10/2024
Concurso Brinc@r.com para estudantes da rede municipal segue com inscrições abertas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original