Jundiaí é destaque em penúltimo dia de Conexidades

Publicada em 16/06/2023 às 19:06

Nesta sexta-feira (16), penúltimo dia de atividades da 6ª edição do Conexidades, a cidade de Jundiaí seguiu como destaque por conta das políticas públicas inovadoras e intersetoriais aplicadas no município. O público lotou os espaços onde gestores municipais e técnicos participaram de painéis para exposição de boas práticas.

Pela manhã, o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael esteve presente no palco principal do Parque da Uva para falar de indicadores de governança para os municípios e da Lei Geral de Proteção de Dados. Ao lado do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, o gestor afirmou que “governança” é uma palavra-chave na administração do Prefeito Luiz Fernando Machado. “Jundiaí tem infraestrutura e serviços públicos de qualidade. A administração preza pela eficiência na aplicação de recursos e, com a ajuda do Poder Legislativo, mantém a cidade organizada”, afirmou.

Dr. Gustavo Maryssael ressaltou o papel da governança na boa administração de Jundiaí

Também no palco principal, o Prefeito Luiz Fernando Machado, o ex-presidente Michel Temer, e o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, participaram de um painel sobre Reforma Tributária. Clique aqui e confira como foi.

Estande

No estande da Prefeitura, montado no palco localizado no pavilhão dois, sete painéis foram realizados. Pela manhã, o Gestor de Infraestrutura e serviços Públicos, Adilson Rosa, e o Diretor de Limpeza Pública, Marcio Moraes, explicaram aos presentes a importância do Geresol e como ele é uma importante ferramenta sustentável. “O Geresol proporciona uma economia significante, e com isso conseguimos alocar recursos em outras áreas; Como saúde e educação. Além de ter o ganho ambiental na preservação e no controle de resíduos”, disse Adilson.

Na sequência foi a vez do coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez, falar sobre a atuação do órgão. Foram destacadas as ações de combate e prevenção para desastres, assim como as Operações Chuvas de Verão e Estiagem. “Ao longo desses anos foram realizadas inúmeras ações com o objetivo de atender e garantir a segurança dos jundiaienses. Todas essas ações também embasam os planos do futuro”, avaliou.

Para encerrar a manhã, a gestora de Administração e Gestão de Pessoas, Simone Zanotello, explicou sobre o Sistema de Compra Aberta. “Jundiaí é uma referência no uso da tecnologia a favor do cidadão. Com o sistema Compra Aberta temos a possibilidade de contratar serviços com preços mais baixos e garantir mais transparência ao processo”, ressaltou.

No período da tarde, o diretor do Departamento de Proteção Social Especial da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Guilherme Fuschini Camargo, mostrou o Censo da População em Situação de Rua em Jundiaí e as Políticas Públicas de Assistência Social na cidade. Foram apresentadas as fases da pesquisa e, logo depois, os resultados, que mostram 246 pessoas em situação de rua em Jundiaí: 84,6% de homens e 15,4% de mulheres. “É muito importante uma política intersetorial, envolvendo, por exemplo, saúde, educação e moradia, para que o trabalho seja cada vez mais eficiente. Temos reforçado as ações, com mais equipes e maior estrutura”.

No segundo painel da tarde, o Procurador do Município para Assuntos de Cidadania, Alexandre Hönigmann e a diretora do Departamento para Assuntos de Cidadania, Tarsila Costa do Amaral, falaram sobre a dinâmica da Unidade de Negócios Jurídicos e Cidadania, além de programas como o Cidadania Bate a Porta, Acelerando Carreiras, o Programa de Estágio Jurídico e o SUS COM VC. O gestor do Núcleo de Prática Jurídica do UniAnchieta, Marcelo Gusmano, também apresentou o convênio firmado pela Prefeitura com a Universidade para assistência jurídica gratuita à população de baixa renda do município. A chefe do Procon Jundiaí, Valéria Tavares, mostrou as ações do órgão na cidade, como o Procon Móvel. “Esse projeto já realizou mais de 10 mil atendimentos, principalmente em bairros mais distantes do centro, onde as pessoas têm mais dificuldade de deslocamento”, reforçou a chefe do Procon.

Com o tema “Esporte e Lazer: Ferramenta de Promoção Inclusiva”, o gestor de Esporte e Lazer, Luís Claudio Tarallo, ministrou palestra sobre as ações programadas para o Esporte de Jundiaí, os eventos realizados, as modalidades desenvolvidas e as políticas públicas voltadas para a inclusão, como o Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas). “É uma ótima oportunidade para falarmos sobre a importância do esporte e do lazer como ferramentas de inclusão e de mostrarmos as muitas atividades que Jundiaí oferece aos munícipes”, afirma o gestor. O município atualmente conta com 347 alunos no esporte adaptado, 2.308 alunos no esporte educacional, 2.958 alunos adultos e idosos no esporte de participação, 1.247 alunos de formação e 1.118 atletas de rendimento.

No último painel da tarde, o superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), José Galvão Braga Campos (Tico), falou sobre as políticas de habitação em Jundiaí, principalmente as de interesse social. O trabalho de regularização fundiária e as obras de infraestrutura, como as do Jardim Antonieta, também foram explicados. O programa Viver Melhor, que reforma casas de famílias com renda de até cinco salários mínimos e que vivem em domicílios em condições precárias de habitação, também foi apresentado. “O que vamos levar são as obras que entregamos para população. Esse é o legado que queremos deixar, principalmente para as pessoas que mais precisam”, disse o superintendente. O 6º Conexidades termina neste sábado, no Parque da Uva.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/16/jundiai-e-destaque-em-penultimo-dia-de-conexidades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original