Primeira infância: políticas de Jundiaí são apresentadas em Brasília

Publicada em 20/06/2023 às 17:59

As políticas intersetoriais desenvolvidas por Jundiaí, que buscam o desenvolvimento integral da criança, por meio do programa Cidade das Crianças, foram destacadas nesta terça-feira (20) no encontro “Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração”, em Brasília, promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Representando a cidade, a articuladora Regional do Comitê do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Gerusa Moura, participou do painel temático “Experiências Exitosas em Cooperação e Colaboração – Estados e Municípios em ação”, com o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Além de representantes do governo federal de áreas como desenvolvimento social, educação, saúde, cultura e direitos humanos, a iniciativa ainda reuniu organizações da sociedade civil para dialogar sobre a importância de políticas públicas para a primeira infância e o papel primordial de articulação e priorização da União para garantia desses direitos.

Gerusa elencou iniciativas exitosas desenvolvidas dentro do programa Cidade das Crianças

“Desde 2012, Jundiaí prioriza a infância, entendendo que a oferta de cuidados para o desenvolvimento integral começa na gestação. É importante compartilharmos as experiências exitosas dos municípios brasileiros em colocar a política da primeira infância como potencilizadora do trabalho intersetorial e termos sido convidados coloca a cidade em destaque pelo trabalho na gestão em políticas integradas “, ressalta Gerusa.

Entre as iniciativas da elencadas, estiveram o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), composto por 69 ações previstas para os anos 2022 a 2032, e a plataforma “Alertas Primeira Infância”, que aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, cruzando dados e emitindo alertas que permitirão a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante. Recentemente, pelo software, a cidade recebeu o Prêmio Inovacidade, promovido pela Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br).

O evento em Brasília foi o último de uma série de quatro encontros de sensibilização sobre o tema. Anteriormente, foram realizados encontros regionais em Recife (PE), São Paulo (SP) e Belém (PA).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/20/primeira-infancia-politicas-de-jundiai-sao-apresentadas-em-brasilia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original