FESTEJU: Rodas de Conversa acontecem no Espaço Expressa neste sábado (24)

Publicada em 21/06/2023 às 14:13

A sétima edição do Festival de teatro de Jundiaí – FESTEJU – entra na sua reta final. Neste sábado (24), a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio do seu departamento de Cultura, promove duas Rodas de Conversa, no Espaço Expressa, em dois horários: 10h – Direção e Produção para Teatro Adulto, com Kiko Marques e Nelson Baskerville.

Já no período da tarde, 16h, o tema da Roda de Conversa será Direção e Produção para Teatro Infantil, com Debora Dubois e Pedro Garrafa. Os interessados em participar das Rodas de Conversa que são totalmente gratuitas, não sendo necessário inscrição prévia. O acesso será mediante a ordem de chegada no Expressa.

Os convidados

Participantes da Roda de Conversa no período da manhã terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho e da carreira dos convidados:

Kiko Marques

Artista formado pela Escola de Teatro Martins Pena, no RJ. Atuou nos grupos Companhia de Encenação Teatral/RJ e Círculo dos Comediantes/SP, por vários anos. É cofundador da Velha Companhia, onde criou, entre tantos trabalhos, a “Trilogia das Águas”, que reúne suas obras dramatúrgicas: “Cais ou Da Indiferença das Embarcações”, “Sínthia” e “Casa Submersa”. Recebeu, nas funções de dramaturgo, diretor e ator, diversas indicações e prêmios como: Shell, Apca, Aplauso Brasil, entre outros. No cinema, seus principais trabalhos como ator são Cidade Deus e Carandiru. Também dirige, escreve e atua em trabalhos fora da companhia, há 25 anos é professor de voz e montagem no Indac, Escola Wolff Maia, além de ter atuado como orientador na SP Escola de Teatro e agora, na EAD como diretor convidado. Sua trajetória dramatúrgica começou em 1998 e já conta com 11 textos encenados.

Nelson Baskerville

Nelson Baskerville nasceu em Santos, Estado de São Paulo no dia 1° de setembro de 1961. É ator, diretor e autor teatral além de artista plástico. Prêmio Shell 2011 de melhor diretor por “Luis Antonio-Gabriela”, (espetáculo com maior número de indicações do ano – melhor diretor, autor, iluminador, ator e figurino), além do Prêmio APCA, 2011, de melhor espetáculo, Melhor espetáculo, Júri Popular do Prêmio Governador do Estado e Prêmio CPT de melhor diretor e melhor conjunto, pelo mesmo espetáculo. Indicado ao Prêmio Shell 2017 pela direção de Eigengrau de Penelope Skinner. Recebeu ainda mais duas indicações ao Prêmio Shell 2013, por seu trabalho de direção e iluminação no espetáculo “As Estrelas Cadentes do Meu Céu” com a cia Provisório-Definitivo e mais uma indicação pela direção de “Os 3 Mundos” de Fabio Ba e Gabriel Moon no Teatro Popular do Sesi em 2018. Formado pela EAD (Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo) em 1983 e graduado em Licenciatura em Teatro pela Uni-Ítalo, Nelson trabalhou como ator e assistente de direção de Fauzi Arap entre os anos de 1984 e 1988. Trabalhou no grupo TAPA entre 1989 e 1991. Foi também integrante do “Núcleo dos Dez de Dramaturgia”, coordenado por Luis Alberto de Abreu. Foi professor do Teatro Escola Célia-Helena durante 19 anos. Em 2008, adaptou e dirigiu “Por que a Criança cozinha na Polenta” de Agaja Veteranyi, (20 prêmios em 12 festivais pelo Brasil incluindo melhor direção, adaptação e trilha sonora). Em televisão atuou na minissérie “Maysa” e nas novelas “Viver a Vida” e “Em Família”, todas de Manoel Carlos com direção de Jayme Monjardim. Atuou também nas séries “O Negócio” da HBO, “Carcereiros” de Eduardo Belmonte e “Onde está meu coração” para a Rede Globo e “Coisa Mais Linda” pela Netflix.

Já no período da tarde os participantes terão a companhia de:

Debora Dubois

Diretora de teatro há mais de 23 anos, seus espetáculos destacam a beleza plástica, a música e a dramaturgia brasileira. Principais trabalhos: 2022 – espetáculo infanto – juvenil “Sonho de Herói” e 2023 “Pindorama Modernista” ambos espetáculos infanto Juvenil que fazem parte de uma trilogia que resgata o folclore brasileiro e a importância de cuidarmos do meio ambiente com texto Leonardo Cássio e equipe, ainda em 2022 dirigiu os espetáculos: “Xandú Quaresma” do saudoso dramaturgo Chico de Assis e “Sidney Magal- Muito Mais Que Um Amante Latino”- uma homenagem aos 50 anos de carreira do cantor, em 2019 espetáculo “A Valsa de Lili”, com adaptação do livro “Pulmão de Aço” de Eliana Zagui por Aimar Labaki, com a atriz Debora Duboc, que recebeu o prêmio APCA de melhor atriz. 2017 – Espetáculo “Roque Santeiro – O Musical”, de Dias Gomes, com direção musical Zeca Baleiro. 2016 – Dirigiu quatro espetáculos: “A Paixão Segundo Nelson”, com adaptação de Contos de Nelson Rodrigues por Zeca Baleiro; “Don Casmurro”, com adaptação de Toni Brandão para a obra de Machado de Assis; “Infiéis” de Marco Antônio De La Parra; “Moinhos e Carrosséis”, musical Infantil com direção musical de Gustavo Kurlat. 2013 – o musical “Lampião e Lancelote”, espetáculo mais premiado da carreira da diretora, baseado no livro homônimo de Fernando Vilela, com texto adaptado por Bráulio Tavares e músicas originais de Zeca Baleiro, esteve em cartaz no Teatro Popular do Sesi/Paulista.

Pedro Garrafa

Pedro Garrafa é ator, dramaturgo, roteirista, diretor e professor de teatro. Nos últimos 23 anos, vem se dedicando ao ensino do teatro para jovens e a produção de espetáculos profissionais que, quase em sua maioria, dirigidos ao mesmo público. Ganhador do Prêmio São Paulo (FEMSA) de Teatro Infantil e Juvenil como “melhor texto” e “melhor espetáculo jovem” de 2015, por “O Alvo”, e do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte de “Melhor Espetáculo Jovem” de 2019 por”Nomo”, ambos espetáculos de grande sucesso de público e crítica. Pedro ainda assinou nos últimos anos, texto e direção de outros espetáculos como: “Espartanos” (2016), “O Alvo – Hateclub” (parte 2 em 2016), “O Que a Dorothy Quer” (2015), “Nem sonhando” (2012), “Enquanto o Mundo Explode” (2010) e “Oito A Zero”, “Os Futebóis do País” (2008). Como diretor, ainda assinou o espetáculo “Fale Mais Sobre Isso” (2015), de Flávia Garrafa, considerado “melhor comédia de 2015 na escolha do público” pela Folha de São Paulo, “Mundo Cão”, de Williams Mezzacapa, com quem também divide a direção e “Faça Mais Sobre Isso”, continuação do solo de Flávia Garrafa, que estreou em junho de 2023 e segue em cartaz no teatro Renaissance em São Paulo. Entre suas direções, também estão clássico de Anton Tchekov, “As Três Irmãs”, na montagem de 2010 Cia dos Desejos, “Desvio”, de Juliana Gonçalves, em 20011 e a da direção de “Aqui Aconteço”, solo de Suia Legaspe sobre a obra poética de Orides Fontela, espetáculo da “CIA Dramática em Exercício” em 2008. Pedro ainda é Sócio e Gestor da Empresa Equipe Flávia Garrafa, que implanta, coordena e ministra cursos extracurriculares de teatro em diversas instituições de ensino da rede particular de são Paulo, como os Colégios Visconde de Porto Seguro, Benjamin Constant e Johann Gauss, Scuola Montale, Colégio Franciscano PIO XII e Colégio Santo Américo. Complementam ainda as suas atividades profissionais, alguns trabalhos em cinema e séries digitais, com destaque para o roteiro e direção do curta metragem OCOS! roteiro contemplado pelo edital do 14º Cultura Inglesa Festival de 2010; a recente websérie O ALVO #PELADESCARGA, lançada em 2018 no YouTube; e o canal da peça FALE MAIS SOBRE ISSO.

As Rodas de Conversa acontecerão no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), localizado na Avenida União dos Ferroviários, 1.760 – No local há estacionamento coberto e gratuito.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/21/festeju-rodas-de-conversa-acontecem-no-espaco-expressa-neste-sabado-24/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original