Prefeitura apresenta projeto inicial do prédio da Nova UBS Central

Publicada em 29/06/2023 às 14:51

O projeto da Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no prédio situado à rua Barão de Jundiaí, foi apresentado nesta quinta-feira (29) para moradores da região, representantes do conselho gestor do equipamento e para membros da associação de moradores do bairro, durante visita ao imóvel. O serviço terá modelo inovador pautado na eficiência, na resolutividade e na humanização do atendimento.

Com a reforma e ampliação, a Nova UBS passará a ter 1.100 m² – espaço praticamente três vezes maior do que o endereço atual. A apresentação foi realizada pelo gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, e pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, com representantes da empresa especializada contratada pela Prefeitura para a elaboração do projeto completo, incluindo a previsão de orçamento.

As etapas foram apresentadas. Moradores e membros do conselho gestor e da a AMO aprovaram

“A partir de conversas com a equipe e os usuários, foi montado esse projeto inicial. A empresa finalizará os estudos preliminares e o projeto executivo para validarmos junto à comunidade. O Município vai ganhar mais um grande equipamento de atenção básica, com acessibilidade e com os programas Guardião da Saúde e Posso Ajudar”, afirmou Texera.

Serão três salas de espera, 10 consultórios, 11 sanitários, entrada para ambulância, farmácia, área do brincar, além de salas de vacina, procedimentos, curativo, emergência, multiuso, entre tantas outras.

Integração
De acordo com o gestor de Governo e Finanças, a Nova UBS Central também integra o Plano de Revitalização do Centro, com investimentos previstos e estimados em R$ 50 milhões para cerca de 30 intervenções em diversos aspectos, como urbanístico, segurança, saúde, mobilidade, paisagismo e ações culturais.

“Jundiaí, a partir de planejamento, realiza obras de reforma, ampliação e construção de novos serviços de saúde em todas as regiões, além de atuar na contratação de pessoal e na implantação de tecnologias, como a teleinterconsulta, garantindo atendimento qualificado. A mudança da UBS Central, atende a uma reinvindicação da população, e complementa o projeto de revitalização do Centro, pensado para preservar a vocação de prestação de serviço da região. Será uma profunda mudança que beneficiará toda a população”, observou Parimoschi.

O prédio passará por obras de reforma e ampliação

A presidente da Associação dos Moradores (AMO) do Centro, Maria Aparecida de Lima, e o conselheiro da UBS, Luziano Francisco de Souza, ficaram satisfeitos com os projetos. “O prefeito Luiz Fernando deu importância para a nossa luta e esse novo prédio, com as demais intervenções na área, atendem as nossas expectativas e nos deixa muito felizes”, destacou Maria Aparecida. “Eu também saio contente deste encontro, pois esse é o pontapé inicial para essa grande obra, que é um sonho”, acrescentou Souza.

Com a entrega do projeto completo, previsto para setembro, a Prefeitura inicia o processo licitatório para a contratação de empresa para a execução da obra.

Atualmente, a UBS Central tem em torno de 20 mil usuários cadastrados.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/29/prefeitura-apresenta-projeto-inicial-do-predio-da-nova-ubs-central/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original