Agenda Cultural: Várias opções para o final de semana na cidade

Publicada em 07/07/2023 às 10:07

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou para esse final de semana – sábado (08) e domingo (09) – em seus equipamentos culturais, diversas ações com entrada gratuita, com o objetivo de reunir público das mais diferentes idades, sempre priorizando ações que possam contribuir com a difusão cultural em diversos segmentos.

Confira a programação do final de semana nos equipamentos culturais:

Atividades para a família inteira

Fábrica das Infâncias Japy

A programação gratuita voltada para o público infantojuvenil integra o programa municipal Cidade das Crianças e pode ser apreciada por todas as famílias. 

Sempre aos finais de semana – sábados e domingos – com entrada gratuita, a partir das 10h30, com atrações diferenciadas para a garotada de 2 a 12 anos.

Neste final de semana, no sábado, a bailarina Andressa Rondon apresenta seu projeto contemplado pelo ProAc, “A Tal Dança Criativa”. Já no domingo, há contação de história com Duda Ohoe, “A Casa Babayaga”.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971. Horário de funcionamento no sábado e no domingo é das 9h às 13h.

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

Na Biblioteca as atrações estão concentradas no sábado (08). A partir das 10h acontecem as aulas de xadrez na Biblioteca. Aberta a todos os interessados. No mesmo horário, haverá lançamento dos livros da escritora Valderez de Mello (Vovóderez): “Vitinho o cabritinho montês” e “Pirilucas e Pozinho das Estralas”.

Às 11h tem apresentação do Projeto Lê No Ninho, com a participação da Cia. Uni Verso & Prosa.  Voltado para crianças de seis meses a quatro anos a atividade lúdica que envolve pais e filhos ou cuidadores. Além do fortalecimento dos vínculos afetivos a proposta é fomentar o gosto pela leitura entre crianças. São 10 vagas gratuitas e a sessão tem duração de uma hora. A inscrição pode ser feita na Internet. Link de acesso ao formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4FGNAKkyLIIHDGCMZHgmBzPPywnyNpb-aCIdpCfYLZXvR_w/viewform

No período da tarde, das 15h às 16h, tem contação de história com a Cia Caça Vento. A partir de jogos divertidos, comandados pela Cia Caça Vento embarcaremos em diversas obras de maneira Lúdica e Divertida.

 E abrindo a temporada de Oficinas de Férias na Biblioteca, que será realizada de 11 a 14 de julho, com tudo oferecido gratuitamente, o ator Mário Rebouças se apresenta das 16h às 17h, com o monólogo “Polaroid”, escrito a partir de um texto de Clarice Lispector.

A Biblioteca está localizada no Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento da BNF aos sábados e feriados é das 10h às 17h. Durante a semana, das 9h às 21h. Mais informações pelo telefone: 4527-2110

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. O público poderá conferir a exposição “Holocausto – para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita”. O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. O horário de visitação é das 10h às 17h, de terça a domingo e feriados. Na segunda-feira, fechado para manutenção.

O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto no, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521-6259.

Museu Ferroviário

Museu Ferroviário está aberto para visitação da população

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Na Pinacoteca há exposições de Élvio Santiago e Inos Corradin

Tem início neste sábado (08), a oficina de férias “Colagem”, para crianças com idade igual a superior a 10 anos. Sob a supervisão da artista Camila Coelho Brandão, a oficina será realizada das 10h às 12h, sendo que o participante deverá levar para essa aula uma foto. Todo material a ser usado na oficina será cedido pela artista. O número de vagas oferecido são 20 e serão preenchidas por ordem de inscrição.

Camila Brandão, tem 25 anos, atriz, cantora, diretora e artista visual. Formou-se em audiovisual e cursa Filosofia na Universidade de São Paulo. Dentre suas áreas de pesquisa estão videoarte, fotografia, poesia concreta e arte contemporânea.

A oficina “Colagem”, é uma contrapartida da artista que no início deste ano, promoveu na Pinacoteca, sua exposição em conjunto com Anna Souza, “Palavras em Coisas”, mostra selecionada pelo edital Expo Artes 2022, da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Outra possibilidade ao visitante será a de conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568-2326.

Teatro Polytheama

Comédia faz parte da programação do final de semana, no Teatro Polytheama

No sábado (08), a partir das 20h acontece a apresentação do stand up “ Afonso Padilha – Tour 2023”. Afonso Padilha apresenta novo show em Jundiaí. Comediante, humorista, roteirista, escritor e pagodeiro, o curitibano.

Afonso Padilha é um dos nomes referência em stand up comedy do país. A comédia sempre esteve presente em sua vida, mas foi a partir de 2010 que começou a levar a comédia como trabalho. Além dos shows solos nos principais teatros e casas de shows, faz parte do 4 AMIGOS, maior grupo de stand up comedy do Brasil.

Como roteirista já escreveu peças de teatro, esquetes para canais como o Porta dos Fundos e o Comedy Central. Em abril de 2020, lançou seu primeiro livro infantil “Papai, cadê o vovô?”, com ilustração de Guilherme Bandeira.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou  na internet – por meio da plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/07/agenda-cultural-varias-opcoes-para-o-final-de-semana-na-cidade-2/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original