Assistência Social, GM e PM realizam ação de conscientização e segurança no Centro
Publicada em 14/07/2023 às 17:42Equipes da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Guarda Municipal e Polícia Militar realizaram, nesta sexta-feira (14), ação intersetorial de conscientização e segurança, no centro da cidade. Os objetivos foram reforçar o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) às pessoas em situação de rua e mostrar a união de forças de segurança com a Assistência Social. O programa Vizinhança Solidária está em fase de implantação na Região Central.
“Essa integração reforça a atuação da UGADS, através do Serviço de Abordagem Social. O trabalho de forma intersetorial é muito importante, pois é capaz de realizar os encaminhamentos às pessoas que estão em situação de rua para acesso ao atendimento técnico, alimentação e retorno familiar. O objetivo principal do trabalho é viabilizar o processo de saída das ruas”, lembrou a diretora do Departamento de Vigilância Social da UGADS, Renata Mangieri.

Agentes do SEAS, GMs e PMs fizeram a orientação sobre os serviços de abordagem e também sobre as questões de segurança. “O programa Vizinhança Segurança está em 18 bairros de Jundiaí e agora estamos implantando no Centro, o que vai proporcionar mais segurança aos moradores e comerciantes. E esse trabalho em conjunto com a Assistência Social também vai possibilitar uma abordagem mais assertiva às pessoas em vulnerabilidade social”, disse o Tenente da PM, Renato Begalli Ribeiro.
O Gibi da Rede Rua, feito para mostrar de forma lúdica o Serviço de Abordagem Social, está sendo distribuído a moradores e comerciantes. Além da medida, o serviço de recâmbio, sistema de compra de passagem que o município faz para a pessoa em situação de vulnerabilidade retornar para a cidade natal, também será reforçado na cidade. “Nós estamos ampliando o serviço, que também será realizado aos finais de semana e feriados, além do horário noturno. Essa medida vai possibilitar uma ampliação na oferta de serviços de Assistência Social”, informou a gestora da UGADS, Maria Brant.
“A Guarda Municipal mantém programas como o Bairro Seguro e o Centro Seguro, que foram criados nesta administração. E essa união de esforços com a Assistência Social está proporcionando uma abordagem mais assertiva e humanizada para o encaminhamento das pessoas em situação de rua aos serviços, além do reforço na segurança na região central”, disse o Subinspetor da GM, Renato Clemente.
A gerente de uma loja de calçados no Centro, Luana Horaguti, apoia as medidas. “O reforço na segurança é muito importante para que os comerciantes se sintam seguros. E esse trabalho de orientação da Assistência Social nos ajuda muito na abordagem com as pessoas em situação de rua”, disse.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
12/02/2025
Reunião do Conselho Municipal de Assistência Social destaca fortalecimento da política de assistência social em Jundiaí
-
24/01/2025
Estande do DEBEA na Festa da Uva promove adoção de animais e arrecadação de ração
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original