Julho Amarelo: Saúde reforça a importância das vacinas contra hepatites A e B

Publicada em 16/07/2023 às 10:00

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), no Julho Amarelo – mês de prevenção e de conscientização sobre as hepatites virais – reforça a importância das vacinas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família.

Contra a hepatite A, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde recomenda a aplicação de apenas uma dose, aos 15 meses de idade.

Contra a hepatite B, no calendário vacinal da criança, o esquema é de quatro doses: ao nascimento e aos 2, 4 e 6 meses de vida. Já para quem não foi imunizado na infância, são três doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda e 180 dias da primeira para a terceira dose. Até o momento, não existe vacina para hepatite C.

Quem não foi imunizado na infância, precisa buscar os equipamentos para receber a vacina

“A doença é causada por vírus e pode se agravar, levando a sérias complicações, sem que a pessoa tenha sintomas. A prevenção é sempre o melhor caminho. Por isso, reforçamos a necessidade da imunização”, alerta a gerente da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.

A aplicação das doses ocorre durante o horário de atendimento das salas de vacinação dos equipamentos da Atenção Básica.

Testagem
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), também para marcar o mês, promove até sábado (29) orientações sobre as hepatites virais, além de exames e testes rápidos para a detecção. O atendimento é das 7h às 15h30. O serviço fica na rua Conde de Monsanto, 480, Centro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/16/julho-amarelo-saude-reforca-a-importancia-das-vacinas-contra-hepatites-a-e-b/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original