Executivo, Legislativo e sociedade civil discutem avanços para a Teoria do Elo
Publicada em 18/07/2023 às 17:23Nesta terça-feira (18), representantes dos poderes Executivo, Legislativo e membros da sociedade civil, se reuniram na Sala de Situação do Paço Municipal para discutir avanços nas políticas públicas que contemplam a Teoria do Elo, estudo que relaciona violências cometidas pelo mesmo agressor a humanos e animais. O encontro contou com a presença do Prefeito Luiz Fernando Machado.
A conscientização sobre a Teoria do Elo é uma lei municipal, de autoria do vereador Faouaz Taha, aprovada em 2021. No encontro desta terça-feira, os mecanismos que o Poder Público tem para contribuir de forma efetiva foram o tema principal. “O combate à violência é algo que deve ser estimulado desde os primeiros anos de vida, com o objetivo de quebrar comportamentos que possam ser reproduzidos na fase adulta. Juntos formaremos uma grande corrente do bem para contribuir com o desenvolvimento da sociedade”, afirma Luiz Fernando.
A reunião contou com a presença virtual da doutoranda em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atuante na área do desenvolvimento da Teoria do Elo, Yasmin Rocha. Ao final do encontro foi definido que haverá um grupo de trabalho para definição das ações intersetoriais e temáticas. “Essa prática se torna ainda mais importante em um contexto pós pandemia, época em que os prejuízos socioemocionais em pessoas e animais foram agravados. Cabe a todos nós encontrarmos soluções para mitigar esses efeitos”, comenta o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
Para o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a Teoria do Elo poderá ser fortalecida por meio de políticas intersetoriais. “Dessa forma conseguimos fazer o acolhimento de forma humanizada, com empatia para atender e promover a defesa dos mais vulneráveis e prestar um serviço público com qualidade”, diz.
O vereador Faouaz Taha avalia como positiva a discussão de ações sobre o tema serem feitas em grupo. “A intersetorialidade das ações é fundamental para que a gente atinja todas as camadas dessa discussão. Muitas vezes, em um mesmo ambiente, pode haver várias vítimas do mesmo agressor que precisam de acolhimento. Além disso, é fundamental que sejam desenvolvidas ações com o objetivo de recuperar esse agressor, para que isso não volte a acontecer”, avalia.
Também participaram do encontro o Gestor de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia; a Gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant; a Gestora Adjunta de Promoção de Saúde, Dayane Martins; a Superintendente da Fundação TVTEC, Mônica Gropelo; a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes; a Diretora-Presidente da Escola de Gestão Pública, Camila Murin; a Diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos; a Diretora de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza; o comandante da Guarda Municipal, Benedito Marcos Moreno; além de representantes da Associação de Médicos Veterinários de Jundiaí, Diretoria Regional de Ensino e Polícia Ambiental.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
21/12/2024
Prefeitura de Jundiaí regulariza cerca de 3,6 mil imóveis em oito anos
-
13/12/2024
Jundiaí conquista 3º lugar no Ranking Município Agro e reforça posição entre as melhores do Estado
-
13/12/2024
Prefeito recebe novo diretor-presidente da CPFL
-
29/10/2024
Estudantes desenvolvem no FabLab materiais para as melhorias do parque no Jardim das Tulipas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original