Cultura promove curso gratuito para Narradores e Agentes de Leitura

Publicada em 19/07/2023 às 16:56

Com o objetivo criar um núcleo sólido de agentes de leitura e narradores para atuar na Biblioteca Municipal Nelson Foot e em outros equipamentos culturais e educacionais da cidade, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), promove o Curso de Mediação de Narradores e Agentes de Leitura, destinado a comunidade artística e educadores, totalmente gratuito.

O curso “Vivendo Histórias – Transformando vidas através da leitura” será ministrado por Giba Pedroza, é contador de histórias, escritor, estudioso e pesquisador da literatura infantil e cultura popular. Gravou os Cds “Roda de Histórias” com o grupo Girasonhos e “Contos de Todos os Cantos” (com Renata Mattar finalista do prêmio TIM de 2008). Participou de diversos encontros e festivais de contadores de histórias no Brasil e no exterior como “Boca do Céu” – (São Paulo), “Cuenteros” (Miami) Festival de Histórias (Londrina) e outros.

Giba Pedroza conduzirá o curso na Biblioteca de agosto a dezembro

Lançou pela editora Cortez os livros “Alecrim Dourado e outros Cheirinhos de Amor” (em parceria com Lenice Gomes) e “A Lenda Do Preguiçoso E Outras Histórias”. Participou de coletâneas de literatura infantil como “Contos do Quintal” (Editora Globo) e “Histórias de Quem Conta Histórias” (Editora Cortez) e “Amarelinha e Outros Poemas” (Editora Moderna). É também roteirista de programas infantis da TV Cultura como “A Menina Trança Rimas” (especial Teatro Ra Tim Bum) e do extinto “Turma da Fofura” (Bandeirantes). Atualmente, está no ar na TV Cultura e TV Ra Tim Bum com o programa diário “Contos Ra Tim Bum”.

Informações e inscrições

Interessados em participar deverão acessar o e-mail biblioteca@jundiai.sp.gov.br

Para participar do curso que terá duração de quatro meses (de agosto a dezembro) com encontros uma vez por semana às terças (turma I) e quartas (turma II), das 18h às 21h, no auditório da Biblioteca Nelson Foot, os interessados deverão ter mais de 18 anos e residir em Jundiaí. As aulas terão início 08/08/2023 (Turma I) e 09/08/2023 (Turma II).

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 30 para comunidade artística, preferencialmente contadores de histórias e profissionais ligados à literatura e 10 vagas para educadores. 

A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Aos sábados e feriados, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Projeto a médio e longo prazo

De acordo com a bibliotecária Michele Santana Bueno Cruz, o curso é o primeiro passo, pois a proposta é desenvolver projetos a médio e longo prazo, criando caminhos transversais para seduzir leitores de todas as faixas etárias, expandindo nosso alcance para além do público escolar e infantil.

“Partindo da memória afetiva, – continuou a bibliotecária – da cultura popular e da oralidade, mergulharemos na importância da leitura, da escuta e da ação literária no processo de crescimento e construção da identidade cultural de um povo.

Durante o curso, exploraremos diversos temas essenciais à formação de narradores e agentes de leitura, tais como o direito à leitura, a leitura como ato político e social, o imaginário infantil e os contos de fadas, a narração e a contação de histórias, o encantamento dos livros e das histórias como ferramentas de transformação”, finalizou.

Assessoria de Imprensa
Foto:divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/19/cultura-promove-curso-gratuito-para-narradores-e-agentes-de-leitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original