Certificado Internacional de Vacinação passa a ser emitido Conecte Sus

Publicada em 20/07/2023 às 10:08

A Vigilância Epidemiológica (VE) de Jundiaí informa que a Agência Nacional de Vigilância e Sanitária (ANVISA) encerrou o sistema Civinet, utilizado pelos municípios para o atendimento presencial de emissão do Certificado Internacional de Vacinação (CVIP)de Febre Amarela. O documento passa a ser emitido no sistema Conecte Sus, disponível para toda a população, via celular ou pelo portal GOV.BR

De acordo com a VE, a ANVISA manterá o atendimento online para o CVIP para as pessoas que tenham doses aplicadas antes de 30/12/2022, sendo o prazo de atendimento e liberação do certificado de até 5 dias úteis e deve ser solicitado pelo portal GOV.BR (https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia). Para as pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela a partir desta data, as doses registradas e integradas com a Rede Nacional de Dados de Saúde serão disponibilizadas no Conecte SUS, sendo possível a emissão do certificado internacional diretamente pelo aplicativo.

Conecte Sus emite o certificado internacional para quem recebeu a dose contra Febre Amarela depois de 30 de dezembro de 2022

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova a vacinação de febre amarela (FA). Ele é necessário porque alguns países exigem o documento para a entrada em seu território. Para situações excepcionais pode ser solicitado o CIVP para Meningite (Peregrinação a Meca Hajj) e Poliomielite (estadia em países com transmissão da doença).

Certificado

A OMS (Organização Mundial da Saúde) atualiza regularmente em seu portal os países que exigem o documento. Consulte aqui a lista simplificada de países que exigem o CIVP de febre amarela. Se seu voo tiver escala ou conexão, confira todos os países por onde irá passar.

A Vigilância Epidemiológica recomenda que os viajantes com destino a países que exigem o CIVP providenciem com antecedência o documento para evitar transtornos e risco de cancelamento de viagem.

Em caso de dúvidas, o contato telefônico com a ANVISA pode ser feito através do número 0800 642 9782 (ligação gratuita para todo o Brasil, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda à sexta-feira, exceto feriados).

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/20/certificado-internacional-de-vacinacao-passa-a-ser-emitido-conecte-sus/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original