Festival de Música: Espaço Expressa recebe 30 bandas neste final de semana
Publicada em 28/07/2023 às 09:07A partir desta sexta-feira (28), o palco do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) transforma-se na sede oficial do 2º Festival de Música de Jundiaí, com o público podendo acompanhar até domingo, dia da grande final, as performances dos concorrentes, com entrada gratuita.
A fase eliminatória acontecerá com apresentações ao vivo nos dias 28 e 29 de julho, das 30 músicas escolhidas na seleção. A final acontecerá ao vivo no dia 30 de julho, com 12 músicas selecionadas sendo 6 premiadas – melhor música do festival, melhor eletrônica, melhor instrumental, melhor de Jundiaí, melhor intérprete e melhor pelo voto popular.
Depois de selecionadas as 30 músicas do Festival, as próximas 12 músicas de proponentes de Jundiaí não selecionadas, se apresentarão no dia 30 de julho (domingo).Não haverá premiação para a Mostra Paralela.
O festival irá premiar com R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e troféu para “Melhor Música do Festival, Melhor Eletrônica, Melhor Instrumental, Melhor de Jundiaí.
Durante o 2º Festival de Música de Jundiaí 2023 haverá ainda a Mostra Paralela onde, estarão presentes: Patrícia Palumbo, Jornalista profissional formada pela PUC/SP em 1986. Atua no meio rádio desde os 18 anos, especializada em música e meio ambiente. Premiada 4 vezes por seu trabalho em rádio pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte): melhor programação de FM, melhor âncora, melhor programa de música brasileira, melhor produção de rádio com o Maritaca na Rádio Vozes, e Julio Maria
João Marcello Bôscoli
Toda coordenação do corpo de jurados do Festival, bem como da Roda de Conversa está sob a responsabilidade de João Marcello Bôscoli ( filho de Elis Regina e Ronaldo Bôscoli, dois ícones do cenário da MPB) que já participou da primeira edição do Festival em 2022 e passou a ser “padrinho” da ação promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).
É graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Atua como repórter e crítico do jornal O Estado de São Paulo há 25 anos. É autor do livro ‘Nada Será Como Antes’, biografia de Elis Regina, vencedora do APCA de 2015, e de ‘Ney Matogrosso – A Biografia’, de 2021. Apresenta o podcast ‘Caçadores de Histórias – Por Trás das Biografias’ e já lançou também os livros ‘Palavra Cruzada, O Jogo da Entrevista’, de 2009, e ‘Santificado Est’, a história de Frei Galvão, também em 2009.
Segundo João Marcello, o Festival é importante. “Participar de uma iniciativa que abre espaço para novos artistas, pessoas que cantam, compõem, tocam, expressam suas emoções, sentimentos e ideias através da música, é algo motivador. Toda movimentação causada por esse festival demonstra a efervescência e riqueza da cena musical brasileira. E o quanto apoiá-la é fundamental. Música ao vivo; música viva”, finalizou.
João Marcello Bôscoli
Sócio fundador da Trama, empresa de música independente do Brasil, já lançou mais de 3 mil cds e DVDs, vendendo cerca de 12 milhões de cópias físicas. Entre os artistas lançados estão: Baden Powell, Cesar Camargo Mariano, Gal Costa, Ed Motta, Nação Zumbi, Otto, Paulinho Nogueira, Fernanda Porto, Wilson Simoninha, Elis Regina, Tom Zé, Tim Maia, Paulinho Nogueira, Rita Lee, Max de Castro, Inezita Barroso, Dj Marky, Nuno Mindelis, Pena Branca e Xavantinho, Cartola, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Count Basie, Pedro Mariano e Rappin Hood.
Na televisão participou dos programas e projetos: Festival dos Festivais, Desfile da Escolas de Samba, Som Brasil e Pop Star (Rede Globo); 9 edições dos prêmios Grammy, Billboard Music Awards e American Music Awards (TNT/Turner); Programa Música Brasileira, Trama Virtual, Prêmio Multishow, Sonar e Rock in Rio (Multishow). Já produziu mais de 160 trilhas de abertura de programas de TV.
Na rádio possui a coluna diária ao vivo em rede nacional na CBN/Globopay “Sala de Música” e o programa semanal “Contraponto” na Rádio Cultura (vencedor do Prêmio APCA 2022).
No cinema fez a produção executiva das trilhas dos longa-metragens “Abril Despedaçado” – Walter Moreira Salles, “Lavoura Arcaica’ – Luiz Fernando Carvalho, “Amarelo Manga” (Claudio Assis), além de ter ganho o Kikito de melhor trilha musical com o filme Broder (Jefferson D).
Lançou no Brasil o livro “Creative Commons” Lawrence Lessig, lançou o livro ELIS de Allen Guimarães, foi consultor do lançamento de “Você Nāo É Um Aplicativo” (livro do filósofo da computação e criador da Realidade Virtual) Jaron Lanier. Lançou seu primeiro livro pela Editora Planeta “Elis & Eu” (2019).
Foi Diretor Musical da DPZ aos 23 anos, trabalhando em mais de 500 trilhas de publicidade.
Mais atrações
O 2º Festival de Música de Jundiaí acontece no Espaço Expressa – que neste final de semana (sábado e domingo) também recebe as atrações do Festival Temático “C de Criança e Cultura”. O espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Centro. A entrada é gratuita e no local há estacionamento.
O público em geral poderá acompanhar durante todo final de semana a extensa programação do Festival Temático “C de Criança e Cultura”, shows musicais, brincadeiras monitoradas e ainda conhecer o trabalho do Galpão Criativo da FTVTEC, bem como dos permissionários do Varejão Noturno e o trabalho realizado pela equipe do Turismo, com as Rotas da cidade.
Assessoria de Imprensa
Fotos:Divulgação
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
19/11/2024
Cultura avança em projeto de digitalização de documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp
-
18/11/2024
3ª edição do Festival de Música chega ao fim com premiações e menções honrosas