Gestores vistoriam as obras da futura sede do DEBEA Jundiaí

Publicada em 28/07/2023 às 10:27

Na quinta-feira (27), gestores da Prefeitura de Jundiaí visitaram a área onde será construída a nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA). As novas instalações ficam próximas à atual sede, em um terreno adquirido pela Prefeitura no bairro Chácara São Francisco. A nova sede será mais ampla e contemplará prédio administrativo, farmácia, áreas para abrigo de cães e gatos, depósito de ração, centro cirúrgico e estacionamento. O investimento é de aproximadamente R$ 4,5 milhões e o prazo estimado para a execução da obra é entre 12 e 15 meses.

“Nós estamos reforçando a política pública de bem-estar animal em Jundiaí. A nova sede vai trazer melhores condições para o atendimento de mais pessoas e dos animais, com instalações adequadas. Teremos mais serviços e reforço da equipe de veterinários. Sem esquecermos da educação sobre a guarda responsável, que também é um dos nossos compromissos de base com a causa animal”, garantiu o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.

A sede atual do DEBEA será mantida como forma de ampliar a capacidade de abrigo de animais que não dependem de tratamento continuado, permitindo, quando necessário, o isolamento de indivíduos agressivos.

Gestores conferiram obras de terraplanagem e planta do futuro prédio

“Nós fizemos benfeitorias nas instalações atuais desde 2017 para melhorar o atendimento. Já a nova sede conta com um projeto específico que foi discutido com veterinários e profissionais da área, o que vai proporcionar um atendimento ainda melhor”, disse o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

Dentre as políticas públicas para o bem-estar animal e o controle populacional de animais em Jundiaí, o DEBEA realiza castração e microchipagem de cães e gatos, vistorias de maus-tratos a animais, recolhimento seletivo de cães e gatos, projetos educativos de guarda responsável, conscientização de agentes públicos, promoção de adoção responsável, acompanhamento de casos de acumulação compulsiva, atendimento veterinário a animais comunitários, de munícipes de baixa renda, de ONGs e protetores cadastrados, de animais errantes ou cujos tutores estejam em situação de rua.

“Com a nova estrutura, conseguiremos fazer um melhor manejo dos animais, além de atender a população com mais conforto, pois a ideia é também ampliar o atendimento em termos de volume e horário”, reforçou a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos.

Também participaram da visita o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa; o vereador Leandro Palmarini; e demais servidores da Prefeitura de Jundiaí e da Câmara Municipal.

Obras da nova sede do DEBEA estão em andamento

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/28/gestores-vistoriam-as-obras-da-futura-sede-do-debea-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original