Centro Dia da Pessoa com Deficiência é entregue à população

Publicada em 31/07/2023 às 15:21

Nesta segunda-feira (31), o prefeito Luiz Fernando Machado e demais gestores municipais entregaram um importante equipamento para os cuidados da pessoa com deficiência em Jundiaí: o Centro Dia da Pessoa com Deficiência, localizado na Vila Hortolândia, no CCVH (Centro Comunitário da Vila Hortolândia). O investimento foi de aproximadamente R$ 1 milhão.

O Centro Dia da Pessoa com Deficiência é um serviço promovido pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e desenvolvido em parceria junto à OSC CCVH (Centro Comunitário da Vila Hortolândia). O local oferece suporte e proteção para pessoas com deficiência durante o dia em ambiente seguro e acolhedor, com atividades adequadas às necessidades individuais de cada pessoa, visando promover a autonomia, a independência, convivência e qualidade de vida das pessoas.

“Hoje é um dia muito feliz para todos nós, pois consolida a entrega de um serviço que chega para agregar e empoderar tanto a família quanto a pessoa com deficiência. É o fortalecimento da nossa rede de proteção social para dar autonomia e convívio seguro para quem precisa”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado.

Centro Dia da Pessoa com Deficiência é entregue à população

O Centro Dia é uma alternativa para as pessoas com deficiência que não possuem uma rede de suporte adequada em casa, ou que necessitam de cuidados especiais durante o dia, permitindo que elas permaneçam na comunidade e tenham uma vida social mais ativa. “Esse serviço também proporciona um período de descanso para os cuidadores das pessoas com deficiência, permitindo que eles possam realizar outras atividades, como trabalho ou estudos, sabendo que seus familiares estão em boas mãos”, destacou a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant.

No espaço, as pessoas com deficiência podem participar de atividades de convivência em grupo, cuidados pessoais, fortalecimento das relações sociais, apoio e orientação aos cuidadores e familiares; além de acesso a outros serviços que proporcionem autonomia. O serviço funciona das 8h às 17h.

“Nós investimos cerca de um milhão de reais aqui no Centro Dia PcD, aqui na Vila Hortolândia, que é um espaço de inclusão e valorização das pessoas com deficiência. Aqui, temos muitos serviços de apoio e que auxiliam no cuidado e no desenvolvimento das habilidades dessas pessoas. Essa parceria com o CCVH é importante, pois contribui diretamente com as pessoas com deficiência da nossa cidade e também de seus cuidadores”, reforçou o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.

A senadora Mara Gabrilli também cumprimentou a iniciativa da cidade. “Jundiaí é uma cidade que vem se destacando muito no cuidado com a pessoa com deficiência. São várias ações que tenho acompanhado e que vão melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência. E se melhora para a pessoa com deficiência, melhora para toda o cidadão”, completou a senadora.

Também estiveram presentes na entrega o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes; o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera; o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Antônio Carlos Albino; e os vereadores Dika Xique Xique, Cícero da Saúde, Quézia de Lucca, além de servidores da UGADS e da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/31/centro-dia-da-pessoa-com-deficiencia-e-entregue-a-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original