UPA Novo Horizonte recebe projeto de Boas Práticas na Atenção à Cardiologia

Publicada em 31/07/2023 às 08:00

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Novo Horizonte integrou a telecardiologia aos serviços ofertados, a partir de adesão da Prefeitura de Jundiaí ao projeto Boas Práticas na Atenção à Cardiologia, desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A UPA recebeu notebook e eletrocardiograma (ECG), além do sistema que faz a interligação 24 horas por dia da equipe de saúde do equipamento com médicos especialistas em cardiologia do Hospital de Beneficência Portuguesa, de São Paulo, referência em atendimento cardiológico do País.

“Os pacientes com dores no tórax ou outros sintomas sugestivos de problemas cardiológicos fazem o exame e o resultado vai direto para o médico especialista, que emite o laudo em 20 minutos, no máximo. Conforme o diagnóstico, o nosso plantonista e o da Beneficência Portuguesa conversam sobre a melhor conduta, garantindo intervenção rápida com resultados mais efetivos”, ressaltou o gerente da UPA, Fabrício Alves Segura.

O equipamento agiliza o diagnóstico e o tratamento dos pacientes

Em cerca de um mês de implantação, em torno de 40 pacientes já utilizaram o ECG. “Ter sido escolhido para participar desse projeto, que também inclui capacitação para a equipe, é mais uma grande conquista para Jundiaí e vem para qualificar ainda mais o atendimento de urgências cardiovasculares. Hoje, é grande o número de pessoas com sequelas decorrentes do infarto e que vão a óbito no Brasil. Esse equipamento, traz agilidade para o diagnóstico na UPA, o que é fundamental para um tratamento efetivo em tempo hábil”, destacou a gestora adjunta da Unidade de Promoção da Saúde, Dra. Dayane Martins, responsável por inscrever o Município no edital.

Neste mês, a UPA do Novo Horizonte também agregou um painel para que os usuários possam acompanhar o tempo estimado de espera pelo atendimento médico. O sistema, utilizado em grandes hospitais, aumenta a humanização no cuidado ofertado pelo serviço, que recebe uma média de 16 mil pessoas por mês.

Mais tecnologia
Em Jundiaí, a tecnologia também está presente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família. Implantadas em 2022, a teleinterconsulta – que integra a consulta do médico especialista, por meio de viodeochamada, com o médico clínico da Atenção Básica e o paciente – registra uma média de 600 consultas em seis especialidades por mês, enquanto o telediagnóstico, uma média mensal de 2.360 exames de ECG.

Também segue em andamento a implantação do prontuário eletrônico na rede de Atenção Especializada, já em funcionamento na Atenção Básica.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/31/upa-novo-horizonte-recebe-projeto-de-boas-praticas-na-atencao-a-cardiologia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original