Com investimento de quase R$ 4 milhões, obras do futuro Centro Pop começam
Publicada em 01/08/2023 às 11:22Localizada ao lado da Casa da Passagem, na Avenida União dos Ferroviários, a nova sede do Centro Pop teve as obras iniciadas nos últimos dias. O espaço é a porta de entrada para a rede de atendimento à população em situação de rua, a Rede Rua. A obra está orçada em R$ 3.756.940,12 e tem previsão de término em 180 dias. Atualmente, o Centro Pop fica na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, no centro da cidade.
“O novo Centro Pop vai contemplar mais salas de atendimento técnico, novo refeitório e espaço de higiene pessoal dos usuários mais amplo, com até 12 chuveiros, além de um novo canil com 14 baias, espaço para carrinhos de reciclagem de usuários e ampla sala de convivência. O espaço foi totalmente pensado com escuta dos usuários, o que vai proporcionar um atendimento mais assertivo e ainda melhor”, disse a diretora do Departamento de Vigilância Social da UGADS, Renata Mangieri.
A nova sede será totalmente acessível e contará também com a ampliação de oficinas intersetoriais, como de Cultura, Esporte, orientação pra entrevistas profissionais e o reforço no atendimento de saúde. “Nunca os serviços da Rede Rua foram tão valorizados quanto nessa gestão. Nos últimos anos, entregamos a nova Casa de Passagem, a ampliação da abordagem para as 24 horas do dia com aumento de equipe, investimento em qualificação e supervisão pra rede, além do abrigo temporário na Operação Noites Frias. E esse novo Centro Pop vai trazer mais dignidade às pessoas em situação de rua”, reforçou a gestora da UGADS, Maria Brant.
A equipe do Centro Pop é composta por psicólogos, assistentes e orientadores sociais. Além do atendimento técnico, consulta de direito a benefícios sociais e encaminhamento para serviços e políticas públicas, a equipe atua, conforme o atendimento individualizado, na resolução de demandas diversas, como providenciar documentos, auxiliar no agendamento de horário no Poupatempo, requerer segundas vias de documentos em cartórios (para usuários de outros Municípios), e encaminhamento para vagas de empregos.
“O Centro Pop é a porta de entrada para a rede de atendimento a essa população, um serviço para viabilizar o processo de saída das ruas e alcançar a dignidade. Por isso é tão importante reforçar o nosso atendimento à população vulnerável, com toda proteção e cuidado”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original