Saúde Mental do trabalhador é tema de encontro no CEREST

Publicada em 01/08/2023 às 08:00

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Jundiaí (CEREST), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reuniu a equipe técnica na semana passada para debater questões relacionadas à saúde mental do trabalhador.

“Estamos ampliando os conhecimentos, a fim de qualificar ainda mais a nossa atuação. Assim como os acidentes, os transtornos mentais relacionados ao trabalho são agravos de notificação obrigatória. Contudo, muitas questões são invisíveis, sendo fundamental aprimorarmos o nosso olhar para a identificação de casos, garantindo ambientes de trabalho seguros e saudáveis”, informou a coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT/CEREST), Flávia Pagliarde Cerezer.

A atividade foi conduzida pela psicóloga Eliana Pintor, mestre em psicologia da saúde e interlocutora de saúde do trabalhador do ABC Paulista pela Secretaria Estadual de Saúde.

A psicóloga auxiliou a equipe na ampliação dos conhecimentos

Para a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da UGPS, Fauzia Abou Abbas Raíza, foi um encontro importante, com subsídios para a construção de mais ações. “Temos no Município um trabalho de excelência a partir de ações de orientação e educação, além de ações de identificação de casos de agravos. Esse debate, com uma especialista no tema, auxiliará a fortalecer ainda mais a nossa rede de atendimento e monitoramento”, frisou.

O CEREST de Jundiaí está entre os 18 melhores do País, de acordo com classificação realizada pelo Ministério da Saúde. O trabalho desenvolvido pelo órgão obteve a pontuação máxima – 165 pontos – no Qualifica CEREST do ano de 2022, instrumento de monitoramento das ações para a saúde do trabalhador.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ




Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/01/saude-mental-do-trabalhador-e-tema-de-encontro-no-cerest/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original