Comitê das Crianças participa do Júri Infantil do Festival ComKids

Publicada em 03/08/2023 às 12:51

A manhã desta quarta-feira (02) foi de muita concentração e empolgação para os integrantes do Comitê das Crianças, da Prefeitura de Jundiaí. Eles estiveram na Biblioteca Municipal Nelson Foot para participarem do júri infantil de curtas metragens do Festival ComKids.

O festival está alinhado com os princípios do projeto internacional Cidades das Crianças, sendo Jundiaí sede da Rede Brasileira. Tem como eixo principal a promoção da participação infantil e vem ao encontro das ações do Comitê das Crianças, segundo a assessora de políticas públicas para a infância, Adriana Uemori. “A visibilidade do Comitê é dar alcance para as infâncias de Jundiaí e mostrar que as crianças são potentes em sua participação. Receber convites como este da ComKids faz todo o sentido. Se as mídias são feitas para as crianças, quem melhor que elas para opinar e para dizer o que lhes interessam?”, comenta.

Jundiaí, Cidade das Crianças coloca em prática a escuta infanto-juvenil e pensando nisso, a diretora geral do festival, Beth Carmona, escolheu o município para ser uma das participantes no júri infantil. “Nós fazemos um trabalho com o público direto, que são as crianças que também assistem esses filmes, os conteúdos e programas de televisão. Estamos muito contentes de chegar a Jundiaí e conhecer o trabalho que está sendo feito no Comitê das Crianças. As crianças têm voz, têm opinião, e é importante ouvi-las”, comenta Beth.

As crianças do comitê participaram de um debate ao fim de cada curta metragem

Foram avaliados quatro filmes, “Pergunte ao cientista! – Quem descobriu os dinossauros?”, “Quintal TV – Futuro”, “Ninhos em movimento – a viagem de Sava” e “Tesouro quilombola”.

A ideia era assistir as curtas metragens, que tinham duração entre 7 e 23 minutos, e no final de cada um, debater sobre o tema abordado, pontos positivos e negativos, além das condições técnicas como qualidade do som, imagem e cenário. Após o bate papo, as crianças avaliaram o conteúdo assistido entre “amei” “gostei” e “não curti”, avaliação que foi somada no final do júri e elegeu três filmes vencedores.

A pequena Giovanna da Silva Franco, de 9 anos, gostou da iniciativa dos filmes e levou como aprendizagem para a vida. “Eu achei muito legal todos os temas trabalhados nos vídeos, vimos bastante cultura, natureza e histórias de vida de pessoas negras. São temas que irão me ajudar bastante a cuidar do mundo em que vivemos”, explicou.

Uma das integrantes do comitê, Giovanna da Silva Franco ficou feliz em participar do júri de um festival.

O FESTIVAL

A 14ª edição do Festival ComKids acontece gratuitamente em São Paulo e Online entre os dias 07 e 13 de agosto. Esta edição traz títulos ibero-americanos que tratam de temas atuais e universais, e workshops, conversas e encontros com profissionais brasileiros e internacionais importantes, em cima do audiovisual infanto-juvenil, que precisa ser colocado em discussão política urgentemente.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/03/comite-das-criancas-participa-do-juri-infantil-do-festival-comkids/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original