Mês do Patrimônio: Prefeitura promove encontro de cidades para debater preservação da história
Publicada em 03/08/2023 às 16:21A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promoveu, nesta quinta-feira (03), o “1º Encontro de Cidades: O Patrimônio Cultural Local”. O evento aconteceu no Espaço Expressa, faz parte das atividades do Mês do Patrimônio Histórico de Jundiaí e teve como objetivo debater e trocar experiências sobre a preservação da história dos municípios.
A mesa redonda para o debate foi composta pelo Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, pelo Diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Elizeu Marcos Franco, além da Secretária Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico da Prefeitura de Itu, Sabrina Souli, e da Secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura de Bragança Paulista, Vanessa Nogueira.
“Iniciar o Mês do Patrimônio Histórico com uma discussão sobre os principais desafios da preservação da história e das memórias dos municípios é algo enriquecedor. A troca de experiências é fundamental para que a gente reflita e avance com essas questões em conjunto com a população”, comenta Peroni.
“Os processos formativos fazem parte da temática escolhida para o evento deste ano. Sendo assim, as ações visam fomentar boas discussões e dar oportunidades para todos avaliarem os patrimônios culturais da região em suas várias dimensões”, ressalta Elizeu.
Alguns dos assuntos abordados foram o papel dos conselhos municipais de cultura e o orçamento disponível nas cidades para o desenvolvimento de ações culturais exequíveis. Como exemplo, Marcelo Peroni reforçou os investimentos realizados no Espaço Expressa, com o intuito de ressignificar o local, trazer mais arte e estimular a ocupação do espaço por parte das pessoas.
“Estamos próximos a Jundiaí e avalio o compartilhamento de ideias como fundamental para que a gente possa evoluir como região e despertar o sentimento de pertencimento da sociedade civil aos patrimônios regionais”, avalia Sabrina. “A troca de experiências enriquece a região como um todo. Temos diversos elementos históricos em comum com Jundiaí e o trabalho em conjunto mantém as memórias das cidades vivas”, completa Vanessa.
A programação completa do Mês do Patrimônio pode ser conferida clicando aqui.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original