Agenda Cultural tem contação de história, capoeira, show musical, exposições e stand up

Publicada em 04/08/2023 às 11:27

Agosto chegou e a programação cultural da cidade para esse primeiro final de semana está recheada de boas apresentações para públicos de diferentes idades. Organize a agenda e não perca a oportunidade de se divertir, gratuitamente, com a programação organizada pela Prefeitura de Jundiaí, pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Nesta sexta-feira (04), a partir das 16h, no palco do Espaço Expressa, tem a programação musical do “Sexta no Centro”, uma ação da Unidade de Gestão de Cultura que reúne no mesmo show, músicos, atores e bailarinos. A entrada é gratuita. No local tem estacionamento e área de alimentação com os permissionários dos varejões noturnos e venda de artesanato, produção dos integrantes do programa “Jundiaí Feito a Mão”.

Três bandas se apresentam dentro da programação da “Sexta no Centro”: Senna 6, Quarteto Enredado e Choronas.

Já no sábado (05), o palco da Sala Santos – Jundiaí, do Espaço Expressa, recebe a partir das 15h, com entrada gratuita, o show de lançamento do EP Cachuera, o novo material autoral, do Corrosivo 420, um registro audiovisual das novas músicas gravadas no Espaço Cultural Cachuera.

No sábado no palco do Espaço Expressa, 15h, lançamento do EP da Corrosivo 420

Apresentando uma nova formação instrumental e uma tríade de novas composições que exploram estéticas sonoro-musicais. Além do material conter três (3) novas canções, também serão lançados 3 vídeos da performance registrada ao vivo no espaço Cachuera.

O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários 1.760 – Centro

Fábrica das Infâncias Japy

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou duas atividades gratuitas na Fábrica das Infâncias Japy para esse final de semana – sábado (05) e domingo (06). A programação voltada para o público infantojuvenil integra o programa municipal Cidade das Crianças e pode ser apreciada por todas as famílias.

No sábado (05), às 10h30, contação de história com os atores das Bicicletas Voadoras. A obra escolhida é “Histórias Imprevisíveis”. Um espetáculo de narrativa de histórias improvisadas. Que nascem de sentimentos, sons, palavras, desejos, nomes, ou qualquer outra dimensão de ideias vindas da plateia. A encenação propõe um laboratório de criação, e coloca o público no centro desse processo, no qual ele é instigado a ser coautor das histórias.

A literatura aparece como protagonista, apresentada como uma das principais linguagem da arte; aquela que transforma mundos e indivíduos. A intenção é aproximar a plateia da proposta do dia: preencher o livro em branco com um espetáculo que percorre o caminho da criação literária.

Para o domingo (06), também 10h30, contação de história com Rafael Viana. “O Fruto sem Nome”  é a história escolhida.  Com diversos recursos visuais e de sonoplastia, Edu, Elo e Samy contam a história do fruto sem nome e da Mãe Natureza, que por conta do desperdício dos animais com os recursos naturais fica muito triste. 

Através das peripécias de uma arara azul e do rei leão tentam resgatar uma fruta capaz de salvar a todos.

A participação das crianças nos dois dias será por ordem de chegada. A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Biblioteca Nelson Foot

Na Biblioteca a programação acontece durante o sábado (05).

10h – tem início o Torneio de Xadrez;

10h – no espaço da Galeria Jundiaí, abertura de exposição “Manifesto da Criação”, reunindo as obras da artista visual Gisele Barbosa – Gica.

11h – Contação de História – “Pela estrada a fora”, com os atores da Cia. Inspirarte.

Atores da Cia. Inspirarte se apresentam sábado na Biblioteca

 “Pela estrada a fora” traz ao público infantil as aventuras de dois retirantes que viajam ao redor do Brasil conhecendo diferentes lugares e culturas, e, a cada parada, eles abrem sua mala e compartilham tudo aquilo que aprenderam nesses lugares e, principalmente, contam uma história típica de lá. Dessa vez, os aventureiros vão narrar as lendas “O buraco assobiador” e “O beija-flor de gravata vermelha”, histórias regionais e cheias de sabedoria popular.

A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens – dentro do Complexo Argos. O horário de funcionamento no sábado é das 10h às 17h.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. O público poderá conferir a exposição “Holocausto – para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita”. A exposição já recebeu mais de 85 mil visitantes e diante dessa marca, a UGC decidiu prorrogar a exposição até 29 de outubro.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. O horário de visitação é das 10h às 17h, de terça a domingo e feriados. Na segunda-feira, fechado para manutenção. Mais informações 4521-6259.

Museu Ferroviário

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

O público poderá conferir três exposições na Pinacoteca. “ 90 anos Niagara Rosada”, ”Popdog” e do acervo permanente as obras de Diógenes Duarte Paes e Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568-2326.

Polytheama

A programação no Teatro Polytheama está assim definida:

Sábado (05) – 20 horas – “Estamos Vivos”, com Rodrigo Marques – stand up. Dono de um talento único, o recifense Rodrigo Marques acumula em seu currículo diversos trabalhos que o credenciam como um dos principais nomes do humor no Brasil. Apesar do diploma de jornalista, Rodrigo está no Stand Up Comedy desde 2008 e atualmente é um dos apresentadores do programa A Culpa é do Cabral, no Comedy Central.

Seu bom humor no palco já levou Rodrigo para diversas cidades do Brasil e do mundo, inclusive fazendo uma turnê com shows em Portugal, na Irlanda, na Espanha e na Inglaterra no ano de 2022.

Em suas redes sociais, Rodrigo acumula milhões de seguidores e visualizações, números que aumentam diariamente devido ao reconhecimento e sucesso de público e crítica em suas apresentações.

Ingressos de R$ 40 a R$ 80 reais, na bilheteria do Teatro ou pela internet plataforma Sympla.

No domingo (06), 11h – apresentação da Orquestra Filarmônica de Jundiaí, com o espetáculo “ Star Wars – inconcert 2.” promete uma imersão completa no universo épico e emocionante de Star Wars, apresentando as icônicas trilhas sonoras dos filmes de uma forma verdadeiramente grandiosa. A Orquestra Filarmônica Jundiaí, sob a direção do maestro Misael Simões, trará vida à música inesquecível do compositor John Williams. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

Neste concerto, os espectadores terão a oportunidade única de se conectar com a magia dos filmes Star Wars, não apenas por meio da música, mas também com a presença de personagens queridos da saga. Darth Vader, Obi Wan Kenobi, Chewbacca, um soldado mandaloriano e muitos outros estarão presentes, trazendo uma experiência completa para os fãs de todas as idades.

Cultura promove Dia da Capoeira no Parque da Cidade

Considerada como patrimônio cultural imaterial da humanidade, a Capoeira mistura esporte, luta, dança, música e brincadeira. De presença marcante na cultura popular brasileira, a prática ganhou destaque no calendário comemorativo nacional. A data fixada para celebrar o Dia da Capoeira é o dia 3 de agosto.

Em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), programou para sábado, dia 05 de agosto, a partir das 14h, na Praça do Por do Sol, no Parque da Cidade uma apresentação inédita em Jundiaí: oito grupos de capoeira da cidade, que atuam no cenário há mais de 30 anos, juntos para comemorar a data.

Dia da Capoeira será comemorado neste sábado no Parque da Cidade

Na oportunidade, os participantes vão apresentar diferentes formas de se jogar a capoeira, como na roda de Angola, roda Regional, Luna e São Bento grande.

Símbolo de combate e resistência, a capoeira faz parte da identidade cultural brasileira, sendo reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte. Capoeira enquanto expressão artística brasileira que mistura esporte, luta, filosofia, dança e musicalidade.

O Parque da Cidade está localizado na rodovia João Cereser, km 66. A entrada é gratuita.

Assessoria de Imprensa
Fotos: divulgação e fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/04/agenda-cultural-tem-contacao-de-historia-capoeira-show-musical-exposicoes-e-stand-up/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original