Jundiaí sedia 1º Encontro de Juventude do Estado de São Paulo

Publicada em 04/08/2023 às 19:00

O Teatro Polytheama foi palco do 1º Encontro de Juventude do Estado de São Paulo. Apoiado pela Prefeitura e organizado pela Coordenação de Políticas para a Juventude (CPJ), da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, o evento aconteceu durante toda essa sexta-feira (04) e contou com a presença do Prefeito Luiz Fernando Machado, gestores municipais, vereadores e atores envolvidos com a temática da juventude em mais de 130 cidades, além da sociedade civil.

A programação foi elaborada com foco na capacitação dos presentes, troca de experiências bem-sucedidas nas cidades e estímulo ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao tema. Os painéis e palestras abordaram orientações e instruções sobre governança pública, formação cidadã, voluntariado, importância de conselhos municipais e estruturação de agenda e debates com assuntos contemporâneos que afetam diretamente os jovens.

Prefeito Luiz Fernando discursou na abertura do 1º Encontro de Juventude, em Jundiaí

Em seu discurso de abertura, Luiz Fernando Machado salientou a importância de receber o evento estadual em Jundiaí, para o compartilhamento de ideias que podem ser reproduzidas em todo o Estado. “Jundiaí tem políticas públicas consolidadas com o objetivo de dar condições para que os jovens sejam incluídos na sociedade e busquem o protagonismo na construção da própria história. Neste evento, trocaremos experiências para melhorar o cenário para jovens em todo o Estado”, afirmou o Chefe do Executivo.

O coordenador da CPJ, Juliano Borges, ressaltou as qualidades de Jundiaí e justificou a escolha do município como sede do evento. “Jundiaí é uma referência no desenvolvimento de políticas públicas, principalmente para crianças e jovens. É um prazer estar aqui na companhia de todos para construirmos projetos assertivos para as demais cidades de São Paulo”, comentou.

Governança Pública de Juventude

A Assessora de Políticas para a Juventude, Letícia Atique Branco, foi uma das protagonistas do primeiro painel da manhã. Com o tema “Governança Pública de Juventude”, a discussão teve como foco as maneiras para estruturação de uma agenda municipal de juventude.

Letícia foi uma das participantes de um painel sobre estruturação de agendas municipais de juventude

“Os jovens representam o presente e o futuro da nossa sociedade. É fundamental que a gente estruture agendas a curto, médio e longo prazo para que a gente possa atende-los em sua integralidade”, argumenta Letícia.

Estiveram presentes no evento os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Tiago Texera (Saúde), além do Presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Antonio Carlos Albino, e demais vereadores. A Coordenadora Geral de Direitos Humanos, Maísa Cristina Ferreira Costa, e a dirigente da Diretoria de Ensino de Jundiaí, Valdete Ramos de Oliveira Melo, também compareceram.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/04/jundiai-sedia-1o-encontro-de-juventude-do-estado-de-sao-paulo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original