Prefeitura lança pesquisa sobre o Centro da cidade

Publicada em 05/08/2023 às 08:00

Como parte do Plano Estratégico de Requalificação do Centro, a Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Mobilidade e Transporte (UGMT), disponibiliza uma pesquisa on-line, no site da Prefeitura, sobre a percepção dos moradores e usuários do Centro, uma ação que balizará as ações em andamento e as futuras.

O lançamento da pesquisa será em evento presencial, na próxima terça-feira (08), às 10h, na Praça Governador Pedro de Toledo (Matriz), no Dia Internacional do Pedestre, quando técnicos da Prefeitura auxiliarão os munícipes presentes a responderem a pesquisa. Já na quinta-feira (10), a pesquisa presencial será aplicada nos Terminais Central e Vila Arens.

Pesquisa está disponível no site da Prefeitura e pode ser respondida até o dia 31 de agosto

“Para aprimorar o diagnóstico em desenvolvimento do Programa Ativa! Centro, a ser lançado, foi elaborada uma pesquisa qualitativa para entendermos a percepção das pessoas que moram ou frequentam o Centro da cidade e quais os principais desafios a serem enfrentados. A ação faz parte do processo de requalificação dos espaços públicos do Centro, que visa tornar a região mais segura e atraente”, disse o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

A pesquisa pode ser acessada por meio deste link e ficará disponível para participação até o dia 31 de agosto. Ela pode ser respondida por todos os cidadãos e o objetivo é ampliar a participação e os múltiplos olhares para o tema. Os resultados preliminares serão divulgados na Semana da Mobilidade, entre 18 a 25 de setembro, assim como o lançamento da macroestrutura do Programa Ativa! Centro, que propõe ações integradas de desenho urbano e segurança viária, para um percurso mais seguro para pedestres e ciclistas.

Pesquisa faz parte do processo de requalificação dos espaços públicos do Centro

Esta atividade foi desenvolvida pelas equipes técnicas da Prefeitura no âmbito da Rede Ruas Completas SP, da WRI Brasil, que é parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). A BIGRS busca salvar 600 mil vidas e prevenir 22 milhões de lesões no trânsito de países em desenvolvimento até 2025. Em 2021, Jundiaí e outras 19 cidades paulistas passaram a integrar a Rede Ruas Completas SP,  como parte do compromisso da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global de apoio ao Estado de SP. A assessoria técnica da Rede para Jundiaí estará em vigor até 2025.

“Nosso objetivo também, com a pesquisa, é saber qual a percepção da população sobre o Centro, visando propor ações de melhoria da mobilidade urbana e de qualificação do espaço público para pedestres, ciclistas, motoristas, motociclistas, enfim, para o bem-estar das pessoas”, reforçou o gestor da UGMT, Aloysio Queiroz

Os dados coletados serão utilizados de forma anônima, não sendo necessária a identificação para participar. Se desejar e tiver interesse em receber mais informações sobre os projetos em desenvolvimento, ao final da pesquisa você poderá deixar seu contato.

O Plano Estratégico de Requalificação do Centro prevê intervenções em diversos aspectos, como urbanístico, saúde, mobilidade, paisagismo, ações culturais e segurança e valorização do comércio local. A primeira intervenção prevista no Plano de Requalificação é a reforma da Praça D. Pedro II (“Praça das Rosas”), em frente ao Hospital São Vicente, que já foi iniciada. Para dúvidas a respeito da pesquisa, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (11) 4589-8561, na Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.

A primeira intervenção prevista no Plano de Requalificação é a reforma da Praça D. Pedro II, que já foi iniciada

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/05/prefeitura-lanca-pesquisa-sobre-o-centro-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original