Mais de 13,5 mil recém-nascidos receberam leite humano de banco

Publicada em 07/08/2023 às 12:25

O Banco de Leite Humano de Jundiaí, do Hospital Universitário de Jundiaí da Faculdade de Medicina de Jundiaí, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí, tem sido um grande auxílio para os recém-nascidos. Além de atender o município de Jundiaí, o banco também recebe doações de leite humano de outras cidades próximas, como Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Louveira, Itatiba, Itupeva e Cabreúva.

Desde a sua fundação em 1998, o banco de leite já cadastrou 9.435 doadoras e realizou mais de 107 mil atendimentos, tanto internos quanto externos. O processamento de mais de 25 mil litros de leite e a distribuição de mais de 24 mil litros permitiram que mais de 13.500 bebês, em sua maioria, prematuro, de muito baixo peso ao nascer, fossem beneficiados com esse alimento valioso.

Amamentação é essencial para desenvolvimento infantil

Atualmente, o banco de leite realiza cerca de 650 atendimentos por mês, sendo aproximadamente 250 deles relacionados a dificuldades na amamentação. Notavelmente, tem havido um aumento significativo nos casos de infecção por fungo que afeta a mama e a boca do bebê, bem como dificuldades de sucção devido à introdução precoce de fórmula infantil e ao uso de bicos artificiais.

Marcela Bionti, coordenadora do Banco de Leite Humano de Jundiaí, destaca que muitas mulheres enfrentam desafios no manejo da amamentação, incluindo empedramento mamário, traumas mamilares, ductos bloqueados e mastites.

Leslie Zonho, enfermeira especializada em amamentação e coordenadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) do HU, enfatiza a importância de receber orientação profissional nos primeiros dias da amamentação, com o manejo adequado e posicionamento correto. Ela aconselha as atuais e futuras mamães a não desistirem, mesmo que enfrentem dificuldades, pois existem profissionais disponíveis para ajudar.

Banco de Leite Humano de Jundiaí é referência regional para atendimento

Marcela e Leslie são defensoras fervorosas da amamentação, por ser o alimento mais saudável e nutritivo para os bebês, comprovado cientificamente. É importante destacar que o Hospital Universitário de Jundiaí possui o selo de qualidade da Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC, conferido pelo Ministério da Saúde a hospitais que seguem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.

Para entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Jundiaí, as interessadas podem ligar para o número 08000-178-155 ou acessar a página do Facebook em facebook.com/bancodeleitejundiai/ ou o perfil @bancodeleitejundiai.

FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/07/mais-de-135-mil-recem-nascidos-receberam-leite-humano-de-banco/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original