Origami melhora a qualidade de vida da população na UBS Aparecida

Publicada em 07/08/2023 às 08:04

Usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aparecida estão “dobrando” o estresse, a depressão e várias outras doenças a partir do origami – técnica milenar oriunda do Japão. A atividade é uma prática coletiva ofertada no equipamento com objetivo de promover a saúde da população.

A dona de casa Maria Helena Carboni Oliveira conta que não é difícil e cada criação acaba ganhando um significado. “Eu nunca tinha feito um barquinho de papel quando era criança e fiz aos 71 anos. Voltei lá atrás e isso me deixou emocionada, com muitas boas lembranças. Em outro encontro, montamos aviões e presentei o meu neto que é piloto e ia fazer sua primeira viagem longa. Essa é a primeira vez que participo de uma ação assim em grupo e estou me sentindo muito feliz e disposta, tendo um motivo para sair de casa”, destacou.

O grupo é aberto à comunidade. Atividade eleva a autoestima e relaxa


O grupo “Dobrando Memórias” é desenvolvido pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), desde maio. O origami foi escolhido por ser uma atividade que auxilia na coordenação motora, no desenvolvimento de habilidades, na concentração, além de elevar a autoestima e relaxar quem está transformando pequenos pedaços de papel em objetos.

“Para qualquer figura é necessário atenção e calma para a transformação. A técnica, junto com a oportunidade de os participantes se socializaram, reflete na saúde de maneira integral, trazendo qualidade de vida aos participantes, que é o nosso grande objetivo”, ressalta a assistente social Iorrane Silva, que conduz o grupo com a psicóloga Nataly Paes Scpartinelli.

Os encontros na UBS são quinzenais, às sextas-feiras, a partir das 8h30, e são abertos à comunidade.

Dona Maria Helena fica encantada com cada objeto montado

Rede
Em Jundiaí, todos os equipamentos da Atenção Básica ofertam atividades coletivas para promoção e prevenção em saúde. Para participar, basta o usuário procurar a unidade de referência para se informar sobre a programação.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/07/origami-melhora-a-qualidade-de-vida-da-populacao-na-ubs-aparecida/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original